FRENTE FRIA E CICLONE TRAZEM RISCO DE CHUVA EXTREMA EM PARTE DO ESTADO

  • A frente fria, associada ao ciclone, trará chuva forte e temporais de vento e granizo em pontos do Oeste e do Sul do Rio Grande do Sul, na primeira metade desta quarta. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A MetSul Meteorologia alerta que a formação de um ciclone extratropical na Argentina e o avanço de uma frente fria devem trazer chuva muito intensa em parte do Rio Grande do Sul, inclusive com precipitações extremos em parte do Sul gaúcho, e novos temporais no estado nesta quarta-feira.

A MetSul adverte para um quadro especialmente preocupante no Sul gaúcho, onde os volumes de chuva podem ser extremos nesta quarta com acumulados de precipitação altíssimos em curto período com chuva de até 50 mm por hora em alguns pontos e marcas, em apenas 12 horas, de 100 mm a 150 mm, o que pode trazer inundações, alagamentos e subida de rios e córregos.

A frente fria, associada ao ciclone, trará chuva forte e temporais de vento e granizo em pontos do Oeste e do Sul do Rio Grande do Sul, na primeira metade desta quarta. As precipitações podem vir acompanhadas de rajadas de vento de 60 km/h a 80 km/h na região, mas, isoladamente, podem ocorrer rajadas superiores.

Nas demais regiões gaúchas, onde o sol pode até aparecer com nuvens em alguns pontos antes da chegada da frente com vento Norte forte e ar quente, os volumes de chuva serão menores, mas isoladamente pode ocorrer pancadas fortes e ainda tempestades localizadas de vento. Observa-se como o volume de chuva deve ser extremamente alto no Sul gaúcho com a maior parte da chuva ocorrendo apenas entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira.