FORÇAS DE SEGURANÇA DÃO INÍCIO À OPERAÇÃO DE RETOMADA DO SOSSEGO NO CANALETE

  • A base móvel de videomonitoramento da Guarda Municipal foi posicionada na esquina com a Rua Visconde do Rio Branco e de lá realizou a filmagem de todo o perímetro de atuação das equipes. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Depois de finais de semana marcados pelo barulho, desordem e aglomerações, o canalete da Avenida Major Carlos Pinto começou a noite de sexta-feira em plena tranquilidade. O motivo foi uma operação integrada entre a Secretaria Municipal de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS) e o comando do 6° Batalhão de Polícia Militar (BPM).

A ação surge como uma resposta do poder público aos episódios de perturbação do sossego registrados recentemente pelos moradores da região. As viaturas da Guarda Municipal, agentes de trânsito e da Brigada Militar foram dispostas ao longo do trecho apontado como mais problemático, de forma que todos os veículos que circulassem teriam que passar na fiscalização.

20210820_211035A base móvel de videomonitoramento da Guarda Municipal foi posicionada na esquina com a Rua Visconde do Rio Branco e de lá realizou a filmagem de todo o perímetro de atuação das equipes. Nos bares e pubs existentes no local a movimentação de pessoas era tímida e aquelas que passavam pelo trecho observavam a estrutura montada pelo forças de segurança.

O secretário municipal de mobilidade, acessibilidade e segurança, Anderson Castro, esteve acompanhando a operação desde o início e coordenou as ações. “Foi o caos do caos, porque antes a gente já tinha alguns vídeos, mas nenhum dos que a gente tinha visto chegou aos pés do que a gente viu no último final de semana”, disse ele.

O anúncio da tomada de decisões aconteceu já na noite de domingo, quando a Prefeitura Municipal publicou um vídeo de Castro antecipando como seria a semana de trabalho. Na segunda-feira, uma reunião foi realizada com o comando do 6º BPM e com o Ministério Público para traçar as estratégias de ação.

“Nós fizemos toda uma preparação, tanto técnica para aplicação do policiamento, como também esclarecimentos em relação as possibilidades que a gente tinha para aplicação da questão do sossego público. A promotoria foi demandada por aqueles vídeos e era normal que a gente também tivesse que levar esclarecimentos aos promotores”, completou o secretário.

20210820_214341Integrantes do setor de inteligência do 6º BPM também foram empregados para auxiliar no trabalho. “A ideia é manter a tranquilidade e a ordem pública, dentro da legalidade e daquilo que a comunidade espera. A comunidade quer a sua tranquilidade e o jovem quer se divertir, mas tem que se divertir com tranquilidade”, afirmou Anderson.

A Prefeitura pretende remontar a estrutura nesse sábado e também no domingo, sempre contando com a base móvel da Guarda Municipal. “O ônibus passa a ser uma base, porque ele está filmando as operações, até para servir de prova, e vai acompanhar as alterações que a gente possa ter aqui no canalete”, detalhou o titular da SMMAS.

O secretário também falou que a operação não tem o objetivo de atingir os comerciantes, mas tem a intenção de dar uma resposta ao apelo da população. “Nós estamos aqui para trazer a tranquilidade para esse grande número de pessoas que nos pediram e imploraram por uma resposta do poder público e nós estamos dando uma resposta”, frisou ele.

Confira no player abaixo a entrevista completa concedida por Anderson Castro no início da operação.