ENORME MASSA DE AR QUENTE COBRIRÁ O BRASIL DE SUL A NORTE

  • A temperatura sofrerá uma escalada ao longo dos próximos dias, mas o calor mais intenso será sentido na grande maioria das cidades do Centro-Sul do Brasil na segunda metade da semana. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Uma enorme massa de ar quente vai tomar conta do Brasil nesta semana de Sul a Norte, trazendo temperatura muitíssimo acima do normal para esta época do ano para a Região Sul e calor muito intenso no Centro-Oeste e outras regiões do país. Vários estados devem ter máximas próximas ou acima dos 40ºC.

 

A massa de ar seco e quente já cobre a maior parte do território brasileiro, mas durante os próximos dias vai avançar do Brasil Central e do Norte do país para as áreas das regiões Sudeste e Sul que ainda não sofrem a influência do ar tropical, o que vai determinar um aquecimento muito acentuado em centenas de municípios do Sul e do Sudeste que ainda estão com temperatura agradável.

 

 

A temperatura sofrerá uma escalada ao longo dos próximos dias, mas o calor mais intenso será sentido na grande maioria das cidades do Centro-Sul do Brasil na segunda metade da semana. A temperatura em 850 hPa, nível de pressão a 1500 metros de altitude e que é usado em Meteorologia para aferir o quão quente ou fria é uma massa de ar, vai chegar a valores de 24ºC a 25ºC do Rio Grande do Sul ao Mato Grosso.

 

 

Valores tão altos no caso do estado gaúcho somente são registrados em fortes ondas de calor e que durante o verão trazem máximas acima dos 40ºC. Como é agosto e o número de horas de sol menor que dezembro a março, o aquecimento acaba sendo menor, mas a massa de ar é tão quente que mesmo assim deve trazer máximas até 10ºC a 15ºC acima do que é normal para a época do ano no Rio Grande do Sul, o que não é comum.

 

 

Sul do Brasil

 

 

No Sul do Brasil, com correntes de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera trazendo o ar mais quente da Região Centro-Oeste, Paraguai e Norte da Argentina para o Sul do país, o aquecimento será mais acentuado que em muitas áreas do Sudeste. No Paraná e em Santa Catarina, as tardes mais quentes devem ocorrer no Oeste dos dois estados com máximas acima de 35ºC e até próximas dos 40ºC em alguns pontos.