FESTIMAR É LANÇADO COM A PROPOSTA DE CONGREGAR AS CIDADES DE RG E SJN

  • A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Letícia Vanzelotti, agradeceu os envolvidos na formatação do evento e disse que a entidade está trabalhando no desenvolvimento de ações que promovam a valorização do comércio das duas cidades. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Um evento baseado no esporte e lazer, cultura e gastronomia. Esses são os três pilares que surtentarão o Festimar, lançado na noite de ontem, no Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), e que deverá unir as cidades de Rio Grande e São José do Norte para a promoção das potencialidades turisticas e gastronômicas.

Previsto para acontecer de 08 a 17 de abril de 2022, o Festimar nasce com a tradição da Festa do Mar, mas com a proposta de unir a cidade a partir de três núcleos montados no Porto Velho, Sindicato Rural e no balneário Cassino. São José do Norte terá um palco para a realização de shows ao longo do evento.

De acordo com o coordenador do Festimar, Renato Silveira, o festival foi pensado durante dois anos para que pudesse valorizar os empreendedores locais e ainda contribuir com o resgate da autoestima dos rio-grandinos. Serão dez dias de programação que contará com pelo menos 130 shows ao longo desse período.

"Nós acreditamos sim que Rio Grande se caracteriza como uma cidade que apresenta um mar de oportunidades", disse Silveira ao fazer referência aos potenciais da região. Na área gastronômica, os restaurantes de Rio Grande e São José do Norte serão credenciados por nutricionistas para o fornecimento de pratos a base de frutos do mar.

20210812_192411Como mais uma forma de incentivo à cultura local, os restaurante também contarão com música ao vivo, o que dará um clima especial ao evento. Além disso, um concurso também deverá eleger o bolinho de peixe oficial de Rio Grande. O tradicionalismo será contemplado com uma programação especial no Sindicato Rural.

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Grande e São José do Norte, Letícia Vanzelotti, agradeceu os envolvidos na formatação do evento e disse que a entidade está trabalhando no desenvolvimento de ações que promovam a valorização do comércio das duas cidades.

O prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, destacou a retomada da autoestima da população rio-grandina com a retomada de grandes eventos como esse que faz destaca as potencialidades do município. Ele também parabenizou os organizadores pela coraem e iniciativa e elencou o envolvimento de todos os setores da sociedade.

O vice-prefeito de Sao José do Norte, Neromar Guimarães, falou da alegria da comunidade nortense em integrar essa programação festiva e destacou que todos os visitantes serão muito bem vindos no município para conhecer os potenciais da terra conhecida popularmente como Muy Heroica Vila.

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Danilo Giroldo, disse que o Festimar surge com uma proposta agregadora e está sendo organizado em uma região com possibilidade de desenvolvimento significativa. Ele colocou o corpo técnico e a estrutura da faculdade à disposição da organização.

Na oportunidade, a rede de supermercados Guanabara e a Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS) assinaram os protocolos de intenção de patrocínio e incentivo à realização do festival. O superintendente Fernando Estima falou sobre a importância do evento para a apresentação da região e de suas potencialidades.