VACINA CONTRA A GRIPE SERÁ DISPONIBILIZADA À COMUNIDADE NESTE SÁBADO NO LARGO DR. PIO

  • Desde o início da campanha, no dia 20 de abril, já foram vacinadas mais de 38 mil pessoas

Os rio-grandinos que ainda não se vacinaram contra a gripe terão a oportunidade de imunizarem-se neste sábado. Isso porque, a Unidade Móvel da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esteve hoje e estará amanhã no período das 09h às 14h aplicando as doses, no Largo Dr. Pio.

Desde a última terça-feira, 331 pessoas procuraram o veículo e foram atendidas pelas equipes que estiveram de plantão no OGMO, Fearg e na entrada do Calçadão. Ainda restam cerca de 1.000 doses que devem estar sendo utilizadas em ações semelhantes nas próximas semanas.

De acordo com a técnica de enfermagem, Daniela Ribeiro Nunes, desde o início da campanha, no dia 20 de abril, já foram vacinadas mais de 38 mil pessoas, número que corresponde à 88% do total de integrantes do chamado grupo de risco. A lista dos imunizados neste ano é liderada pelos idosos, seguida pelos trabalhadores na área da saúde, pessoas com doenças respiratórias, crianças, entre outros.

Mesmo com as doses à disposição de toda a comunidade, é importante lembrar que quem sofre com doenças crônicas também pode se vacinar. Para isso, segundo Daniela, é preciso que seja apresentada uma cópia da receita dos medicamentos que são utilizados para o tratamento no momento da aplicação.

Na próxima semana, a vacinação ocorrerá nos dias 21 e 24 de julho, no 6º GAC, no período das 09h às 16h30 e será destinada somente aos militares e seus familiares. A meta é de imunizar 400 pessoas.

Já nos dias 27 e 28 de julho, as equipes estarão mobilizadas no Sindicam para a aplicação nos associados e comunidade em geral. A SMS trabalha com a expectativa de que nesta ação venham a ser vacinadas 200 pessoas.

Texto e foto: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com