URGENTE - CORPO DE UM DOS BOMBEIROS DESAPARECIDOS NO INCÊNDIO DA SSP É LOCALIZADO

  • O trabalho de buscas aos dois bombeiros tiveram início na quinta-feira da semana passada, logo após o controle das chamas e durante a realização do rescaldo. Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

Uma semana após o incêndio no prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o Corpo de Bombeiros anunciou a localização do corpo de um dos militares que estavam desaparecidos. Trata-se do tenente Deroci de Almeida, natural de Rio Grande, que naquele dia era o responsável por despachar as viaturas e resolveu se juntas aos colegas para combater as chamas.

O trabalho de buscas aos dois bombeiros tiveram início na quinta-feira da semana passada, logo após o controle das chamas e durante a realização do rescaldo. Cães farejadores, militares especializados no trabalho de busca e salvamento em estruturas colapsadas e bombeiros de Santa Catarina também foram empregados no trabalho.

O governador do estado, Eduardo Leite, e o vice-governador e secretário estadual de segurança pública, Ranolfo Vieira Júnior, concederam uma coletiva de imprensa em frente ao prédio. O corpo de Almeida foi localizado por volta das 18h30 e o servidor morreu após ser atingido pelos escombros da estrutura, pois o corpo não estava carbonizado.

“Essa localização foi feita às 18h30, quando identificaram o local e começaram a fazer a remoção manual dos materiais, depois dos cães farejadores do nosso Corpo de Bombeiros e a contraprova que se fez com a participação dos cães que vieram de Santa Cataria e confirmaram que aquele local era onde mais provavelmente se encontraria um dos nossos bombeiros”, explicou Leite.

Ao expressar seus sentimentos aos familiares e colegas do tenente Almeida, o governador falou também do orgulho do povo gaúcho. “Cumpriu o tenente Almeida a sua missão, oferecendo a própria vida. A função dele como tenente e encarregado naquele momento era justamente de garantir que se retirasse toda a guarnição e não ficasse ninguém para trás e ele cumpriu isso com a própria vida”, completou o chefe do executivo.

“Exatamente uma semana atrás neste local nós iniciávamos com a primeira coletiva e jamais esperaríamos que pudesse chegar nesse momento, sete dias após o fato. O corpo foi encontrado no térreo, na frente da porta de entrada do DCCI, que funcionava naquele anexo ao prédio da Secretaria de Segurança Pública, onde não teve incêndio nessa área”, anunciou Ranolfo. Ele também parabenizou o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar.

Questionado pelos repórteres se os dois bombeiros serão homenageados, Leite foi enfático ao confirmar essa possibilidade. “Sem dúvida nenhuma. São dignos de toda a homenagem. Não apenas aos dois, mas aos bombeiros militares do Rio Grande do Sul como um todo. Admirável o trabalho que fazem. Sempre respeitei muito as nossas forças de segurança e como governador passei a ter especial admiração por ver a forma como se doam na sua missão”, concluiu Eduardo.

A identificação se deu de forma papiloscópica, ou seja, pela comparação das impressões digitais do militar com a base de dados do Instituto-Geral de Perícias (IGP). “Nós recebemos o corpo do colega e estamos acolhendo seus familiares. Foram feitos todos os exames. Neste caso, foram através das impressões digitais, confrontando com o nosso banco de digitais que deram a identidade do tenente Almeida”, explicou a diretora-geral do IGP, Heloísa Kuzer.