VENTANIA DANIFICA SISTEMA DE BOMBEAMENTO DA BARRAGEM SANTA BÁRBARA, EM PELOTAS

  • Uma escavadeira também foi acionada para agilizar na recuperação da estrutura. Foto: Matheus Cabistany/Sanep

Uma força-tarefa do Sanep foi iniciada na manhã desta segunda-feira (19) para reverter os problemas causados pela ventania que atingiu Pelotas e região nas últimas 24 horas, responsável por danificar o sistema de bombeamento no local. A estrutura mais atingida pelas rajadas de vento, que ultrapassaram os 60km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi a bomba que capta água bruta na barragem, fazendo com que o equipamento fosse derrubado e submergisse – fato inédito na história do manancial.

Acidente provocou falta de água

Devido ao acidente, regiões atendidas pela Santa Bárbara registraram, durante o dia, redução de pressão e/ou desabastecimento – entre elas, Três Vendas, Fragata e parte do Centro. Uma escavadeira também foi acionada para agilizar na recuperação da estrutura.

O Departamento de Águas (Depa) da autarquia monitora o abastecimento em Pelotas, principalmente, em unidades de emergência, como hospitais e centros de saúde, deixando a postos o serviço de distribuição de água feito pelos caminhões-pipa.

Ventania

Os fortes ventos que atingiram o Sul do país no final de semana também foram responsáveis pela falta de energia elétrica em pontos do sistema de abastecimento do Sanep, neste domingo (18), como os reservatórios R8, R11 e R15, no Areal, no Balneário dos Prazeres e no Laranjal, respectivamente, causando oscilações na distribuição de água nestes bairros.