CICLONE TRARÁ VENTO INTENSO E RISCO DE TRANSTORNOS

  • O ciclone se formou nas últimas horas na costa da Argentina e na manhã deste sábado se encontrava junto ao litoral da província de Buenos Aires. Foto: Divulgação/Metsul Meteorologia

A MetSul Meteorologia alerta que um ciclone extratropical vai trazer vento forte a intenso com rajadas localmente muito intensas com potencial de transtornos amanhã no ingresso de uma forte massa de ar polar. O sistema de baixa pressão será responsável ainda por provocar sensação térmica muito baixa com percepção de muito frio e também forte agitação marítima na costa do Sul do Brasil.

O ciclone se formou nas últimas horas na costa da Argentina e na manhã deste sábado se encontrava junto ao litoral da província de Buenos Aires. A projeção da MetSul é de que na sequência o sistema se desloque para a foz do Rio da Prata, devendo então mover-se no sentido Leste e Nordeste, posicionando-se a Sudeste do Chuí.

Temporal de ventos em Buenos Aires e no Uruguai

A previsão da MetSul é de rajadas ao redor dos 100 km/h na costa atlântica da província de Buenos Aires que, além do vento, pode ter chuva e pancadas de gelo e neve pela interação da circulação ciclônica com o ar gelado. Precipitação invernal pode ocorrer na área de Mar del Plata e na Sierra de la Ventana.

As rajadas devem ficar entre 80 km/h e 100 km/h na costa da província de Buenos Aires com significativa agitação marítima. A capital Buenos Aires deve ter vento menos intenso, mas suficientemente forte para causar quedas de algumas árvores.

Vento ainda mais forte é esperado no Uruguai com rajadas entre 80 km/h e 100 km/h, mas isoladamente mais fortes, na área de Montevidéu e em todo o Sul e o Leste do país. Na região de Punta del Este, por exemplo, rajadas de 110 km/h a 130 km/h são possíveis e vão vir acompanhadas de chuva e baixíssima sensação térmica com agitação das águas do Rio da Prata e do Atlântico.

O Uruguai deve enfrentar transtornos e risco de danos em razão do temporal de vento pela tempestade no oceano. Haverá quedas de árvores e cortes de energia no Uruguai, além do risco de colapso de estruturas pelo vento intenso por horas seguidas. O risco maior de problemas é para Montevidéu, Canelones, Maldonado e Rocha.

Vento muito forte pelo ciclone no Rio Grande do Sul

O vento no Rio Grande do Sul vai se intensificar em todas as regiões entre a noite de hoje e o início do domingo, mas, será ao longo deste domingo é que deverá ganhar ainda mais força com rajadas fortes a muito fortes com períodos de vento intenso. Na maior parte do Estado o vento deverá ficar entre 40 km/h e 70 km/h nas rajadas mais fortes.

Como é o comum em ciclone, as rajadas mais intensas devem se dar no Sul e no Leste do Estado ao longo do domingo. As rajadas, em média, devem ficar entre 70 km/h e 90 km/h no Sul e no Leste gaúcho, mas o Litoral Sul pode ter vento perto ou pouco acima de 100 km/h em alguns pontos. Porto Alegre deve ter vento de 70 km/h a 80 km/h com rajadas superiores isoladas pela topografia.

Mesma previsão da Capital é válida para cidades mais ao Sul da Grande Porto Alegre e próximas da Lagoa dos Patos como Viamão, Eldorado do Sul e Guaíba. Em municípios mais ao Norte da região metropolitana, como do Vale do Sinos, por conta do relevo não costuma ventar intensamente em ciclones extratropicais.

Assim como nos países do Prata, há risco de queda de árvores e cortes de energia no Sul e no Leste do Estado em razão do forte vento deste domingo, incluindo a região de Porto Alegre. Os maiores problemas devem se dar no Sul gaúcho, como na região entre o Chuí e Pelotas que devem ter pontos que ficarão sem luz. Na Capital, o risco maior é de queda de árvores e falta isolada de energia.