PREFEITURA RECEBE NOVOS CELULARES PARA USO DE ESTUDANTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

  • Os aparelhos são acompanhados de chip e devem ser distribuídos a alunos da rede pública de Ensino. Foto: Divulgação/PMRG

O prefeito Fábio Branco participou, nesta sexta-feira (30), do evento no auditório do Ministério Público (MP), onde foram entregues mais um lote de 50 celulares para o Projeto de Inclusão Digital, da Promotoria de Justiça rio-grandina. O projeto destina para estudantes em situação de vulnerabilidade economômica e social aparelhos celulares obtidos em Acordos de Não Persecução Penal celebrados pelo Ministério com autores de crimes de médio potencial ofensivo, praticados sem violência ou grave ameaça.

Os aparelhos são acompanhados de chip e devem ser distribuídos a alunos da rede pública de Ensino. Na semana passada, outro lote com 102 aparelhos, oriundo do mesmo projeto do MP, foi repassado à Prefeitura, via Secretaria de Município da Educação (SMEd). Os aparelhos foram entregues às diretoras de escolas municipais para posterior repasse aos estudantes, dentro de diversos critérios definidos pelo projeto. 

Ainda nesta sexta-feira, no mesmo ato no auditório do Ministério Público, foi assinado pelo diretor das Promotorias de Justiça do Rio Grande, Promotor Marcelo Nahuys Thormann, pela diretora do Foro do Rio Grande, Juíza Fernanda Duquia Araújo, e pelo Prefeito Fábio Branco Termo de Cooperação com a finalidade de destinar aparelhos de telefone celular a alunos da rede pública de ensino em situação de vulnerabilidade social.

O Projeto, chamado de Alquimia II, é uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul que busca os aparelhos que são objetos de perdimento nos processos criminais e os encaminha a Universidades conveniadas para reparo e limpeza. Após, os aparelhos são destinados à SMEd para repasse a alunos que se enquadrem nos critérios estabelecidos no convênio.

Também participaram da solenidade o da SMEd, Paulo Roberto Munhoz, e o vereadores Júlio César da Silva e a vereadora Luciane Compiane Branco, incentivadores da adoção do projeto pela Promotoria do Rio Grande.