REITOR DA FURG ASSINA TERMO DE INTENÇÕES COM A SUPERINTENDÊNCIA DOS PORTOS RS

  • Parceria foi concretizada durante visita do governador do estado a Rio Grande. Foto: Divulgação/Assessoria

Durante a última quinta-feira (22), o governador do estado do Rio Grande do Sul (RS), Eduardo Leite, esteve cumprindo agenda na cidade do Rio Grande a convite do superintendente dos portos do RS, Fernando Estima. Na oportunidade, o reitor Danilo Giroldo - além de acompanhar a visitação de forma integral -, assinou um termo de intenções com a Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS) como parte dos projetos tecnológicos de aprimoramento do Superporto.

No terminal de Containers (Tecon), durante o “Salão de Negócios”, empresários apresentaram projetos em andamento para a melhoria do complexo portuário. Na ocasião, FURG, Portos RS e Sindicato dos Terminais Marítimos de Graneis Sólidos e Líquidos em Geral e de Containers no Porto do Rio Grande (Sintermar/RG) assinaram um documento para oficializar a parceria entre as instituições. O termo estipula o desenvolvimento de tecnologias para segurança e controle de tráfego aquaviário no canal de acesso ao terminal portuário de Rio Grande, projetado por meio da unidade iTec-FURG/Embrapii, ligada ao Parque Científico e Tecnológico da universidade (Oceantec).

De acordo com o documento, a FURG unirá esforços com as áreas técnicas da Portos RS e terminais portuários adjuntos para desenvolver, de forma permanente, tecnologias que atendam às necessidades locais de tráfego aquaviário seguro e eficiente e que possam posteriormente ser compartilhadas com outros portos brasileiros. A estimativa de início efetivo das atividades conjuntas está prevista para o primeiro trimestre de 2022.

Para Giroldo, a parceria proporciona mais competitividade ao porto, oferecendo tecnologia de ponta na área de ciência de dados, simulação de manobras navais e coleta e tratamento de dados ambientais. “Isso vai alçar o porto a um patamar mais elevado em nível tecnológico, além de aumentar a capacidade de atração de cargas e investimentos”, explicou o reitor.

Ainda segundo Giroldo, para a universidade é muito importante contribuir para esse processo de desenvolvimento territorial, aplicando tecnologias desenvolvidas aqui, que, por sua vez, acabam por contribuir diretamente com a geração de trabalho, emprego e renda no território em que a FURG está inserida.