SAIBA COMO FUNCIONA O SINCRONISMO DAS SINALEIRAS DA ZONA CENTRAL DE RG

  • A sinaleira responsável pela sincronização é a instalada no acesso ao Hospital de Cardiologia e o comando é repassado aos demais equipamentos por meio de um cabo que faz a interligação. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

De 2007 para 2021, a frota de veículos em Rio Grande aumentou em aproximadamente 198%. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), 63.159 automóveis dos mais variados tipos haviam sido registrados em 2007 no município e até maio deste ano o número já tinha alcançado os 125.176 veículos.

Uma das alternativas para regular esse fluxo e torná-lo mais seguro no dia a dia é a utilização de sinaleiras. Quem acessa a cidade pela Avenida Presidente Vargas já encontra o primeiro equipamento em frente ao Educandário Coração de Maria e se seguir em direção à zona central pela Rua 24 de Maio passará, ainda, por outros 12 semáforos.

Em determinados horários do dia, percorrer esse trajeto exige do motorista um exercício de paciência e combinado com essa quantidade de equipamentos, o deslocamento ao centro pode parecer interminável. No entanto, se você atingir uma velocidade média de 40 km/h e passar no sinal verde em apenas um deles, as demais estarão todas abertas.

Isso é possível em razão da chamada sincronização, popularmente conhecida como “onda verde”. De acordo com o superintendente de transporte e trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), Luciano Veiga Macedo, um segundo sincronismo funciona desde o início da Rua General Neto até o hipermercado BIG, na esquina com a Rua Senador Corrêa.

A sinaleira responsável pela sincronização é a que está instalada no acesso ao Hospital de Cardiologia e o comando é repassado aos demais equipamentos por meio de um cabo que faz a interligação. Em caso de queda de energia, o sincronismo das sinaleiras é retomado automaticamente após cerca de dez minutos do retorno do fornecimento.

Apesar de não ser uma condição necessária à sincronização, a modernização das sinaleiras realizada pelo poder público ao longo dos últimos anos contribuiu bastante, principalmente para reduzir o tempo em que os equipamentos ficavam fora de operação por problemas de funcionamento. Além disso, os modelos em led permitem uma melhor visualização.

A média de tempo em que os semáfaros permanecem com o sinal aberto é de aproximadamente 45 segundos. Essa alternativa permite uma maior fluidez do trânsito e a abertura em sequência dá ao motorista a sensação de estar envolvido em uma verdadeira onda verde.