SÃO PEDRO É HOMENAGEADO COM MISSA E CARREATA PELAS RUAS DA CIDADE

  • Ao final da primeira celebração religiosa do dia, uma carreata fez o percurso percorrido tradicionalmente a pé pelos participantes. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A manhã fria e ventosa desta terça-feira foi de homenagens a São Pedro, padroeiro da cidade do Rio Grande. Pelo segundo ano consecutivo com restrições por conta da pandemia, as atividades tiveram que ser adaptadas.

A missa festiva da manhã foi acompanhada por fiéis que já tinham confirmado presença com antecedência e o número de pessoas foi limitado. Ao final da primeira celebração religiosa do dia, uma carreata fez o percurso percorrido tradicionalmente a pé pelos participantes.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), a procissão motorizada saiu da Catedral, seguiu pela General Neto até a Senador Corrêa. Na sequência, ganhou a 24 de Maio e a 19 de Fevereiro, onde aconteceu uma parada junto a sede da Colônia de Pescadores Z1 para uma bênção.

20210629_114052Depois disso, a imagem de São Pedro seguiu pela Visconde de Paranaguá até os hospitais Santa Casa e Universitário, para outra bênção. Os fiéis continuaram o trajeto até o Largo Doutor Pio, onde os veículos foram abençoados pelo pároco da Catedral, padre Gil, e doações de roupas foram recolhidas.

Neste ano, a procissão foi acompanhada por um grupo de cavalarianos que carregavam uma faixa, onde afirmavam que a tradição de andar a cavalo não se caracteriza como maus tratos. O bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, presidiu a missa e também participou da carreata.

“Esse é um momento muito importante para a cidade e a Diocese, que está completando 50 anos, em que nós celebramos o nosso padroeiro. Hoje pedimos a bênção para todos os pescadores e suas famílias, que Deus os proteja através de São Pedro, que foi um homem que viveu a sua fé e deu a vida por causa de Jesus Cristo até o martírio”, explicou.

“Hoje quero pedir por todas as famílias. Que São Pedro ilumine, especialmente os doentes. Vamos pedir aqui pelos que estão convalescidos nos hospitais, com Covid 19, vamos rezar por eles e que São Pedro fortaleça e nunca desanimemos. Ele disse ‘eu não tenho ouro nem prata, mas o que eu tenho eu dou: Jesus Cristo’, então esse é o nosso maior tesouro e que possamos crescer na fé e em Jesus Cristo”, finalizou Hoepers.