PRÉDIO DA SSP ESTAVA COM O PPCI EM ADEQUAÇÃO E FUNCIONÁRIOS HAVIAM RECEBIDO TREINAMENTO

  • A primeira equipe a chegar no local foi a do quartel central que rapidamente deu início as buscas de possíveis vítimas. Fotos: Rodrigo Ziebell/GVG

Acompanhado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel César Eduardo Bonfanti, o vice-governador e também secretário de segurança pública, Ranolfo Vieira Júnior, concedeu uma entrevista coletiva sobre o incêndio que atingiu todo o prédio, na noite desta quarta-feira. As chamas teriam iniciado no teto do quarto andar, onde funcionava o setor administrativo da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe).

“Primeiramente nós temos que lamentar esse fato. É evidente que praticamente cem por cento do prédio da Secretaria de Segurança Pública do nosso estado restou aniquilado. É importante dizer, também, que as primeiras providências foram tomadas, com a evacuação do prédio e a preservação do que é fundamental, que é a vida humana, está garantido. Não existe qualquer vítima ou pessoa com a mínima lesão em razão deste triste episódio”, disse Ranolfo.

WhatsApp Image 2021-07-14 at 23.50.39O vice-governador esclareceu que no local funcionavam os setores administrativos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Instituto-Geral de Perícias (IGP). No prédio também funcionava o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde são atendidas as ligações do 190, número que ficou inoperante desde o início do incêndio. “Nós estamos restabelecendo o 190 em uma unidade da Brigada Militar”, anunciou ele.

“Nós temos que preservar que não haja solução de continuidade no atendimento à sociedade, especialmente através do 190 e todos os atendimentos de emergência da área de segurança pública. Isso está sendo feito e deverá ser colocado em uma unidade da Brigada Militar de Porto Alegre, mais precisamente no 9º BPM. São as providências iniciais, todas elas tomadas”, tranquilizou Ranolfo.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel César Eduardo Bonfanti, a primeira equipe a chegar no local foi a do quartel central que rapidamente deu início as buscas de possíveis vítimas. Como não haviam pessoas necessitando de socorro imediato, os bombeiros auxiliaram na retirada de alguns funcionários que ainda estavam no prédio, e mediante o recebimento de reforços iniciou o combate.

WhatsApp Image 2021-07-14 at 23.50.37O oficial também revelou que os bombeiros encontraram dificuldades no combate tanto na parte externa quanto interna do prédio. “Tivemos uma dificuldade de combate a incêndio, tanto interno quanto externo, o que resultou na perda de praticamente todo o prédio. Tivemos uma dificuldade de acesso externamente e de atingir os andares mais altos e depois, quando desabou, a gente constatou essa perda”, esclareceu Bonfanti.

Questionado pelos jornalistas se houve dificuldade de material para a realização do combate, o comandante-geral foi enfático ao afirmar que isso não aconteceu. “Não houve dificuldade de efetivo, não houve dificuldade de água, mas toda a guarnição de Porto Alegre está aqui. Nós temos o apoio das guarnições de São Leopoldo e Canoas, então efetivo, água e viatura não faltou, o que tivemos foi uma grande dificuldade de combate no prédio”, disse ele.

Com relação ao Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI), Bonfanti afirmou que o prédio possui o documento e que o mesmo estava em adequação. “O prédio estava em adequação da legislação. Estava dentro dos prazos e já possuía um certificado de aprovação. Há poucos meses atrás, realizamos um treinamento para vários servidores que trabalhavam aqui e estava em processo de adequação”, finalizou o comandante-geral.