SENSAÇÃO TÉRMICA SERÁ PROTAGONISTA DA ONDA POLAR

  • O vento se intensifica com a chegada da parte mais gelada da massa de ar frio ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira e deve ser mais forte no Sul gaúcho. Foto: Divulgação/Alina Souza

A sensação térmica será protagonista nesta onda de frio no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, de acordo com a análise da MetSul Meteorologia. A combinação de vento com temperatura muito baixa mesmo no período da tarde deve trazer sensação térmica muito baixa nesta segunda e, principalmente, durante a terça-feira.

Uma área de baixa pressão (ciclone), atualmente na costa da província de Buenos Aires, com ar extremamente gelado, vai se deslocar para o litoral do Uruguai e depois irá se posicionar a Sudeste do Chuí, Rio Grande do Sul.

É uma baixa pressão polar com valores de espessura de camada por demais baixos, o que fará com que o ar em sua área de atuação fique extremamente frio com um perfil vertical da atmosfera gelado. No final da tarde deste domingo, o Inumet do Uruguai emitiu um alerta de muito baixa sensação térmica no país vizinho.

Essa área de baixa pressão traz circulação ciclônica neste domingo com neve em cidades pouco acostumadas ao fenômeno no Centro da Argentina e na sequência vai influenciar o Uruguai, onde igualmente não se afasta precipitação invernal na forma de neve, graupel ou chuva congelada.

A circulação deste ciclone estará sobre o Rio Grande do Sul na terça, coincidindo com o dia de ar mais gelado no estado gaúcho, para quando os modelos numéricos indicam para o nível de 850 hPa (1.500 metros de altitude) temperatura de até 5ºC abaixo de zero e espessores abaixo de 5.400, o que somente se observa em incursões polares muito intensas.

O vento se intensifica com a chegada da parte mais gelada da massa de ar frio ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira e deve ser mais forte no Sul gaúcho. Na terça-feira, com a maior proximidade do ciclone, que estará posicionado a Sudeste do Chuí, o vento será mais intenso no Sul e no Leste gaúcho, além do Leste de Santa Catarina, com rajadas por vezes fortes de 60 km/h a 80 km/h.

O vento mais forte na terça vai coincidir justamente com o dia em que o ar estará mais frio sobre o Rio Grande do Sul, o que trará sensação térmica por demais baixa em cidades do Sul e do Leste gaúcho, além do Leste catarinense, e das áreas serranas do Nordeste gaúcho e do Planalto Sul Catarinense.

Nestas regiões, nas horas mais frias do dia, a sensação térmica estará perto de 0ºC ou negativa. Já nas regiões de maior altitude dos Campos de Cima da Serra e do Planalto Sul Catarinense, os valores de sensação térmica serão congelantes, variando entre 5ºC e 15ºC abaixo de zero nas rajadas.