DETRAN RS COMPLETA 20 ANOS COM ATRIBUIÇÕES MULTIPLICADAS

  • A partir de 1997, a autarquia começou atuando no registro de veículos e na habilitação de condutores. Foto: Divulgação Detran RS

Neste mês de julho, o Detran RS completa 20 anos com uma gama de atribuições maior do que quando foi criado em 1997. A diversidade das atividades exercidas hoje pela autarquia reflete o espírito do Código de Trânsito Brasileiro, que ampliou a visão de trânsito para além de placas, carros e rodovias, englobando as pessoas em seus deslocamentos diários e a segurança do trânsito em um nível mais amplo.

A partir do 'código cidadão' de 1997, a autarquia começou atuando, por meio de seus credenciados, no registro de veículos, na habilitação de condutores, no controle das infrações de trânsito e, timidamente, na educação para o trânsito. Em 2002, assumiu a tarefa de gerenciar a remoção e a guarda de veículos em depósito e, em 2008, também o controle da fabricação de placas e tarjetas. A educação para o trânsito tornou-se uma atividade central, concretizada na criação da Escola Pública de Trânsito em 2010. Hoje, o Detran RS atua em frentes tão diversas como exames de direção, fiscalização de trânsito e controle de desmanches de veículos.

Para cada uma das atribuições previstas em lei, novos ramos de atividades vão se desdobrando, acompanhando os desafios e a crescente complexidade do trânsito e da sociedade. Além da atribuição do registro, ao longo do tempo o Detran RS passou a ser responsável por todo o ciclo de vida do veículo, com o controle das empresas de desmanches, até a reciclagem daqueles bens que encerraram sua vida útil.

Ascom Detran RS