LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS COM PLACAS FINAL 7 E 8 VENCE EM 30 DE JULHO

  • O proprietário deve quitar, além do IPVA, a taxa do serviço anual e multas vencidas, se houver. O valor do seguro obrigatório (DPVAT) foi zerado neste ano. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O DetranRS alerta os proprietários de veículos com placas de final 7 e 8 para o vencimento do prazo para o licenciamento 2021 no mês de junho. A regularidade do exercício corrente passa a ser exigida para a circulação desses veículos a partir do dia 1º de julho. O proprietário deve quitar, além do IPVA, a taxa do serviço anual e multas vencidas, se houver. O valor do seguro obrigatório (DPVAT) foi zerado neste ano.

A taxa do DetranRS esteve em discussão desde o ano passado na Assembleia Legislativa para redefinição do valor (excluídos os custos de impressão e envio por correios, hoje inexistentes), por isso alguns proprietários de veículos não fizeram o seu pagamento. Em abril, o projeto de lei foi aprovado e sancionado pelo governador Eduardo Leite, definindo o valor único de R$ 66,70 para todos os veículos.

Caso tenha pago o IPVA e ainda não tenha o Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) atualizado, o proprietário deve verificar se quitou todos os itens que compõem o licenciamento ou ainda se há algum processo pendente. É possível consultar a situação do veículo no site detran.rs.gov.br, em “Consulta de veículo".

Embora o prazo para o pagamento do IPVA de todos os veículos vença em abril, a validade do licenciamento varia conforme o número final da placa. Para as de final 1, 2 e 3, o CRLV de 2020 venceu em 30 de abril; placas de final 4, 5 e 6, em 30 de junho; e as placas de final 9 e 0 têm prazo até 31 de julho.

Como licenciar o veículo?

A quitação dos débitos do veículo é feita diretamente por meio de um dos bancos conveniados: Banco do Brasil (só para clientes BB), Banrisul (incluindo sua rede de correspondentes bancários), Bradesco, Santander, Sicredi ou nas Lotéricas da Caixa. Clientes desses bancos podem utilizar os canais de atendimento facilitado disponíveis, tais como aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, WhatsApp (Banco do Brasil) etc. Basta informar a placa e o código Renavam.