RIO GRANDE TERMINA A SEGUNDA FASE DA TERCEIRONA CLASSIFICADO EM TERCEIRO NO GRUPO C

  • Equipe terminou a segunda fase na terceira colocação com 17 pontos

A Terceirona gaúcha está chegando em sua fase final. A competição, que reserva ao campeão e ao vice uma vaga na Divisão de Acesso de 2018, está realizando os últimos jogos que apontarão as oito equipes classificadas para as quartas de final e o vovô Rio Grande garantiu neste sábado uma dessas vagas para seguir sonhando com a possibilidade de repetir o feito conquistado em 2014.

Com 17 pontos na tabela, a equipe comandada pelo técnico Marcelo Moreira jogou ontem contra o Internacional e perdeu pelo placar de 2 a 0, mas mesmo assim terminou a segunda fase na terceira colocação e agora aguarda os jogos deste domingo para saber quem será o adversário no mata-mata. A presença da dupla Grenal na disputa do campeonato dividiu opiniões e atualmente Inter e Grêmio assumem posições diferentes dentro de seus grupos.

A segunda fase, que reuniu os seis melhores times de cada chave, começou com a notícia de que a equipe do Riograndense de Santa Maria havia desistido da disputa e surpreendeu aqueles diretamente envolvidos no torneio. A decisão acabou gerando penalidades para o clube da região central e os adversários que o enfrentariam ganharam, cada um, seis pontos por se tratarem de jogos de ida e volta dento do grupo.

DSC_0122Sobre o problema envolvendo a equipe de Santa Maria, o diretor executivo do Rio Grande, Fárnei Coelho, disse que fazer futebol no interior não é uma tarefa fácil e lamentou bastante a decisão. “A gente lamentou bastante pelo fato de um clube tão tradicional chegar a esta situação. Não é fácil fazer futebol no interior, mas quando chega a este limite ficamos muito tristes”, explicou o dirigente.

Pelo regulamento, o Rio Grande, terceiro colocado do grupo C, enfrentará o segundo do grupo D que neste momento é o Gaúcho, mas ainda restam os jogos de hoje, às 15h, para confirmar as posições. Além da equipe de Passo Fundo, também podem ser adversários do Vovô o Três Passos e o Grêmio.

Se não enfrentar o Grêmio no mata-mata, uma coisa já é certa para o Rio Grande: a primeira partida será realizada no estádio Arthur Lawson. O regulamento, no entanto, prevê que, caso uma equipe do interior enfrente a dupla Grenal, ocorrerá a inversão do mando de campo. Nas demais situações, terão a oportunidade de decidir em seus domínios os times que terminaram a segunda fase na primeira e segunda colocação de seus respectivos grupos.

DSC_0151%5b1%5dSuperando as quartas de final, restarão ao Mais Velho apenas dois jogos para a garantia do acesso, uma vez que os finalistas asseguram automaticamente as duas vagas ofertadas. Essa regra muda consideravelmente caso a dupla Grenal decida entre si o título, pois nessa situação os dois times do interior classificados para a semifinal terão o direito de disputar a Divisão de Acesso do próximo ano.

A outra hipótese prevista no regulamento da competição é a seguinte: se o Internacional ou o Grêmio disputar com um time do interior a final e for campeão ou vice, uma das vagas ficará com o clube do interior. A outra será decidida entre os dois que foram eliminados na semifinal em jogos de ida e volta.

As partidas que encerram a segunda fase começam simultaneamente às 15h e são as seguintes: Grêmio x PRS, em Eldorado do Sul, Três Passos x Gaúcho, em Três Passos, e Sapucaiense x Novo Horizonte, em Sapucaia do Sul. 

Texto: Rodrigo de Aguiar

Fotos: Rodrigo Santos/TV Vovô

rodrigo@papareianews.com