INVERNO COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA NO HEMISFÉRIO SUL

  • Estação se estenderá até 22 de setembro. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O inverno no Hemisfério Sul começou às 0h32 (horário de Brasília) desta segunda-feira (21), quando ocorre o solstício de inverno. Caracterizada pelas baixas temperaturas e redução das chuvas em parte do país, a estação se estenderá até o dia 22 de setembro.

A típica circulação de massas de ar frio vindas do sul do continente tendem a derrubar as temperaturas, o que pode causar a formação de geadas nas regiões Sul, e até mesmo queda de neve em áreas serranas e planaltos.

Região Sul

O prognóstico para os meses de inverno indica predomínio de chuvas próximas e abaixo da média em grande parte da Região Sul. Em algumas áreas localizadas sobre o sul e leste do Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina, a tendência é de que ocorram chuvas abaixo da média, principalmente no mês de setembro. A maior frequência das frentes frias contribuirá para maiores variações nas temperaturas ao longo do trimestre, com a previsão de temperaturas médias próximas e acima da climatologia em grande parte da Região Sul. As temperaturas médias mais elevadas estão previstas para o mês de setembro.