HU-FURG COMPLETA TERCEIRO CICLO DE IMUNIZAÇÃO DO PALIVIZUMABE

  • O Palivizumabe é disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS) para aplicação, via Sistema Único de Saúde (SUS), nos polos regionais. Fotos: Alan Bastos/HU-Furg

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) finaliza o mês de maio completando o terceiro ciclo de aplicação do Palivizumabe. O medicamento é um imunizante constituído por anticorpos, sendo indicado para aumentar a proteção de bebês e de crianças que tenham maior probabilidade de desenvolver doença respiratória grave causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

O Palivizumabe é disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS) para aplicação, via Sistema Único de Saúde (SUS), nos polos regionais. O HU-Furg foi habilitado como polo em 2019 e é referência para os municípios de Rio Grande, São José do Norte, Chuí e Santa Vitória do Palmar. No HU-Furg, a imunização é realizada ambulatorialmente ou intra-hospitalar, sempre para as crianças que preenchem os critérios inclusivos do MS.

“É importante ressaltar que o uso dessa medicação, nesses pacientes mais predispostos, reduz significativamente as internações e os óbitos decorrentes da bronquiolite causada pelo Vírus Sincicial Respiratório. Além disso, realizamos a aplicação da imunização seguindo todos os protocolos de cuidado necessários para prevenir a covid-19”, enfatizou a pediatra Marilice Magroski.

A equipe do HU-Furg é composta por pediatras, enfermeiros, secretária e farmacêuticos que trabalham seguindo o protocolo estabelecido pelo MS que disponibiliza, anualmente, até cinco doses de Palivizumabe por criança. Em 2020, foram imunizadas 789 crianças em todo o estado, totalizando 2630 doses, destas 74 doses foram aplicadas dentro do HU-Furg, atendendo 21 crianças. Este ano, 17 crianças já receberam doses do medicamento.

Palivizumabe 01As aplicações são realizadas mensalmente, de março a setembro, período de maior circulação do VSR. O HU-Furg segue o protocolo estadual que prevê os seguintes critérios de inclusão:

a) Crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) que nasceram prematuras com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas (28 semanas e seis dias). Em 2021, até a terceira aplicação, sete crianças atenderam a esse critério;

b) Crianças menores de dois anos de idade, com doença pulmonar crônica da prematuridade. Em 2021, até agora, oito crianças se enquadraram nesse critério.

c) Crianças menores de dois anos de idade, com cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica demonstrada. Em 2021, até o momento, apenas uma criança incluída por esse critério.

Os encaminhamentos são analisados, individualmente, pela equipe do HU-Furg e, em caso de conformidade com os critérios de inclusão estabelecidos no protocolo, os pais ou responsáveis são instruídos sobre a documentação necessária e, posteriormente, contatados para o agendamento das aplicações.

Assessoria de comunicação HU-Furg