JAGUARÃO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR CONTA DE TEMPORAL DA NOITE PASSADA

  • A tarde desta terça-feira foi de trabalho para os funcionários do setor de limpeza urbana que atuaram no recolhimento de galhos de árvores e de entulhos espalhados nas ruas da cidade. Fotos: Divulgação/Defesa Civil de Jaguarão

A Prefeitura de Jaguarão, por meio da Defesa Civil, segue contabilizando os prejuízos causados pelo vento forte e chuva de granizo da noite de ontem. A tarde desta terça-feira foi de trabalho para os funcionários do setor de limpeza urbana que atuaram no recolhimento de galhos de árvores e de entulhos espalhados nas ruas da cidade.

Com o esforço e a soma de equipes de outros municípios da região, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) conseguiu diminuir de dez para oito mil o número de clientes que ainda estão sem luz. Segundo a assessoria de comunicação da estatal, foram registrados problemas envolvendo quedas de postes e de redes de média tensão.

WhatsApp Image 2021-05-04 at 16.36.25Ainda conforme a CEEE, houve um período em que quatro alimentadores ficaram desligados e até o momento um já conseguiu ser religado pelos técnicos. Mesmo assim, pontos da cidade em que o fornecimento de energia já foi restabelecido ainda apresentam oscilações ou cortes frequentes.

No iníco da tarde de hoje, o prefeito Favio Telis (MDB) assinou o decreto de situação de emergência, em razão dos estragos causados pelo temporal. A Defesa Civil do município já distribuiu 200 metros quadrados de lonas, sendo 120 metros quadrados repassados pela Defesa Civil estadual que esteve na cidade ainda durante a manhã.

A estimativa é de que pelo menos 50 casas tenham sido destelhadas, mas a contabilização dos estragos segue sendo realizada. Como a chuva parou ao longo do dia, não houve a necessidade de remoção das famílias atingidas para abrigos do município, algumas dessas pessoas acabaram sendo abrigadas por parentes e amigos.