HERVAL REGISTRA SAFRA RECORDE DE GRÃOS

  • A safra da soja injetará cerca de 130 milhões na economia hervalense, devido à elevação do preço da commoditie. Foto: Karoline Peter/PMH

A safra de grãos 2021/21 em Herval está chegando à fase final da colheita apresentando ótimos resultados. As boas condições climáticas ocorridas no período do verão, com chuvas abundantes e frequentes, proporcionaram produções recordes no município. O destaque desse ano é na colheita da soja, que teve produtividade média de 60 sacas por hectare, segundo levantamentos da Secretaria de Agropecuária e da Emater.

A estimativa dos órgãos é de que mais de 13.000 hectares tenham sido semeados na última safra, proporcionando a colheita de cerca de 780 mil sacas, um dado que alegra quem investiu na cultura da soja, como o produtor Fernando Barreto, que semeou 575 ha, na localidade do Patrocínio. "Foi uma ótima safra, batemos resultados ótimos. A colheita desse ano foi mais que o dobro de 2020, com cerca de 65 sacas por hectare", citou o produtor.

A safra da soja injetará cerca de 130 milhões na economia hervalense, devido à elevação do preço da commoditie. “Esses índices irão prospectar em novos investimentos na atividade”, previu o chefe do escritório da Emater, Charles de Pauli, que acrescentou: “No próximo ano, novos produtores serão atraídos para a cultura da soja, devendo ocorrer em um aumento na área cultivada, tendo em vista que o município ainda possui áreas disponíveis com alto potencial”, declarou Charles.

A cultura do milho, que ainda está em fase de colheita, também irá se beneficiar com as condições climáticas favoráveis. Mesmo com apenas 35% da colheita concluída, a estimativa é de altos rendimentos. São cerca de 1.500 hectares cultivados com a cultura do milho e, com o valor da saca em alta, essa atividade irá garantir renda aos agricultores familiares, onde essa atividade é bastante presente.

Para o secretário de agropecuária, Valmir Miliorança, os bons resultados obtidos nessa safra irão capitalizar os produtores para o próximo ano. “Com certeza, esse efeito também irá recuperar os produtores das perdas decorrentes de safras anteriores”, disse o Secretário.

As boas produtividades e os preços em alta dessas culturas, além de beneficiarem diretamente os produtores e os proprietários das terras, também movimenta outros segmentos, como o transporte de cargas, gerando renda aos proprietários de caminhões e os caminhoneiros, bem como o comércio e a prestação de serviços, contribuindo para a economia do Município.

“Em um momento tão difícil frente à pandemia, que afeta diretamente todos os setores da economia, a atividade agrícola está contribuindo fortemente para amenizar os índices econômicos”, afirmou Pauli.