DEFESA CIVIL DE JAGUARÃO SEGUE CONTABILIZANDO ESTRAGOS APÓS O TEMPORAL

  • A sede do 3º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) foi atingida e teve vidros quebrados e viaturas atingidas pelos escombros de um galpão de estoque de grãos existente bem ao lado. Foto: Divulgação/Redes sociais

Bombeiros e a Defesa Civil seguem os trabalhos para a normalização da situação no município de Jaguarão. A cidade foi atingida por uma chuva de granizo e vento forte, na noite da última segunda-feira, causando uma série de estragos e falta de energia elétrica em diversos bairros e zona rural.

O órgão de proteção e defesa da comunidade ainda não concluiu o levantamento dos prejuízos, porem um relatório preliminar aponta que foram pelo menos 100 casas destelhadas e apenas uma família precisou ser retirada de casa e foi abrigada na residência de parentes. São cerca de 50 postes caídos e 20 árvores arrancadas.

Quanto aos prédios públicos municipais afetados, a Defesa Civil constatou danos em três escolas e em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). A sede do 3º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) foi atingida e teve vidros quebrados e viaturas atingidas pelos escombros de um galpão de estoque de grãos existente bem ao lado.

Segundo o Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPOSul) pelo menos três viaturas tiveram perda total e outras serão analisadas para se chegar ao balanço final de prejuízos. Mesmo assim, a Brigada Militar garante que o policiamento no município não foi afetado e segue sendo realizado normalmente.

Já o quartel do Corpo de Bombeiros, que fica localizado nos fundos do galpão que desabou, teve um veículo que estava fora de uso afetado e vidros da estrutura quebrados. Mesmo que as imagens sejam impressionantes, nenhum bombeiro ou policial militar ficou ferido. A Prefeitura também não informou a existência de pessoas da comunidade feridas pelo temporal.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, de ontem para hoje ocorreu o restabelecimento de energia para 90% da população e de 100% o fornecimento de água. Até agora, já foram distribuídos dois metros quadrados de lonas, sendo 1,2 mil m2 fornecidos pela Defesa Civil Regional. Novas informações sobre a situação do município deverão ser repassadas ainda hoje.