BISPO DOM RICARDO ABENÇOA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA DOADA À NOVA RHEINGANTZ

  • Imagem de Nossa Senhora de Fátima foi doada pela Diocese do Rio Grande e foi abençoada pelo bispo Dom Ricardo Hoepers. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Um momento de fé e emoção marcou a bênção da imagem de Nossa Senhora de Fátima doada pela Diocese do Rio Grande à Nova Rheingantz. No espaço há uma gruta dedicada à santa há pelo menos 150 anos.

A gruta está localizada exatamente no portão central por onde entraram e saíram centenas de trabalhadores ao longo da história da primeira indústria têxtil do Brasil. Hoje o local pertence a Innovar Incorporações e passa por reformas.

Presente no evento, o prefeito municipal, Fábio Branco, caracterizou o ato como uma noite especial. "Nós precisamos devolver o orgulho dos rio-grandinos e a recuperação deste espaço é um dos momentos desse processo", afirmou.

20210427_190351Responsável pela bênção, o bispo Dom Ricardo Hoepers falou da importância deste momento de fé. "É uma honra e uma alegria estarmos aqui. Essa gruta na entrada simboliza todo o amor que o povo sempre teve por Nossa Senhora. Ela recolocada na sua gruta significa o resgate da fé e dos princípios", resumiu.

Já o coordenador-geral do projeto Nova Rheingantz, Ricardo Gomes Henriques, lembrou que a devoção a Nossa Senhora de Fátima acontecia neste local durante o período de funcionamento da fábrica e trazê-la de volta a gruta também faz parte do processo de restauro promovido pela Innovar.

"É interessante a gente pensar que o ser humano é múltiplo: ele tem várias facetas, credos e devoções. Essa devoção acontecia aqui, então ela faz parte do restauro para reabilitar os espaços que existiam. Em nosso conjunto, nós temos pessoas das mais diversas denominações religiosas e a liberdade de religião faz parte de grandes projetos. Nós abrimos esse espaço para essa reconexão", explicou Henriques.

Acompanhe nos players abaixo as entrevistas completas do bispo Dom Ricardo e do coordenador-geral do projeto Nova Rheingantz, Ricardo Henriques.