RIO GRANDE AGUARDA ENVIO DE MAIS VACINAS PARA APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE

  • A secretária da saúde, Zelionara Branco, disse que o município tem em torno de 500 doses para a segunda aplicação da vacina. Foto: Arquivo/Papareia News

Na noite de segunda-feira (26), a secretária da saúde do Rio Grande, Zelionara Branco, demostrou preocupação durante a Live semanal, através da página da Prefeitura. O debate contou com a participação do secretário da pasta de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), Anderson Castro e o Procurador Geral do Município, Ênio Fernandez Junior.

"Temos em torno de 500 doses no Município para a segunda aplicação da vacina. É um número muito pequeno para o que teríamos que avançar nos próximos dias. Alguns Municípios já estão com falta de doses, há mais de uma semana, e o Ministério da Saúde ainda não informou quando enviará mais doses”, afirmou Zelionara.

A titular da pasta disse que já fez contato com o governo estadual para saber quando as vacinas vão ser enviadas. Ela esclareceu que todas as doses que já chegaram a Rio Grande para a segunda aplicação ficaram reservadas. “O motivo da falta não é por não se ter guardado a segunda dose, mas porque o Ministério não enviou mais vacinas". As doses que faltam agora seriam para vacinar a população idosa na faixa etária de 65 a 69 anos, vacinada com a primeira dose, no final de março.

Na Live, Zelionara disse, também, que não foram repassadas pelo Ministério as doses para a primeira aplicação em pessoas com 60 anos. Ela espera que, até o final desta semana, o Município venha receber um novo lote de vacinas e lembra que o tempo médio para aplicação da segunda dose é de 28 a 30 dias.