MESA BRASIL DISTRIBUI CAMARÃO E PEIXES APREENDIDOS PELO IBAMA A 95 INSTITUIÇÕES DE RG E POA

  • O Mesa Brasil Sesc é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo. Foto: Liliane de Boer/Sesc

A parceria entre o Mesa Brasil Sesc e o Ibama evita o desperdício de alimentos e transforma as apreensões em ações de solidariedade que beneficiam milhares pessoas: uma operação resultou na apreensão de sete toneladas de camarão e dez toneladas de peixes. Os alimentos, confiscados em conjunto pelo Ibama e Secretaria Estadual do Meio Ambiente, foram entregues ao Mesa Brasil Sesc, que tem como função destinar às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Durante esta terça e quarta-feira (16 e 17), os alimentos estão sendo entregues para 60 instituições sociais de Porto Alegre e para outras 35 localizadas em Rio Grande, que repassarão essa doação para as famílias atendidas. No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil Sesc é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo.

“Geralmente este produto é apreendido pelo Ibama por pesca ilegal ou por estar sem a documentação correta. O papel do Mesa Brasil é avaliar se os alimentos podem ser consumidos e distribuí-los para as entidades. Se não houvesse essa parceria, o alimento teria que ser descartado, em uma realidade onde muitas pessoas passam fome e que foi agravada pelo cenário de pandemia”, explicou a coordenadora de Ação Social do Sesc/RS, Luciana Basile.

Após o Mesa Brasil verificar que os itens podem ser consumidos, começa a operação para distribuir tudo no menor tempo possível e dentro dos padrões sanitários, por se tratar de um produto muito perecível. Outra parte desse processo, que acontece antes mesmo da doação, são ações educacionais promovidas pelo Mesa Brasil junto às instituições.

Por meio de oficinas que tratam de temas como segurança alimentar e aproveitamento de alimentos, o programa oferece às entidades uma capacitação, para que elas possam armazenar e manusear todos os produtos de forma segura, garantindo assim que eles cumpram o objetivo de minimizar as carências alimentares e melhorar a qualidade nutricional da população atendida.