AIRBUS DIVULGA IMAGENS DO NAVIO EVER GIVEN E DA CRISE NO CANAL DE SUEZ

  • A embarcação, com peso superior a 200 mil toneladas, encalhou após enfrentar rajadas de vento no último dia 23. Foto: Divulgação/Airbus Space

A Airbus Space divulgou imagens de satélite em altíssima resolução do navio que encalhou em Suez. Com efeito, as imagens mostram com incrível nitidez a enorme embarcação, do tamanho do Empire State Building, bloqueando o canal.

Por sua vez, a empresa igualmente divulgou imagens de satélite do congestionamento de navios pelo bloqueio. É possível observar a grande quantidade de barcos com mercadorias esperando o fim do bloqueio para seguir viagem.

A crise do Ever Given

A obstrução do Canal de Suez pelo navio Ever Given se persistir por mais tempo pode ter sério impacto no comércio internacional, de acordo com especialistas. A embarcação, com peso superior a 200 mil toneladas, encalhou após enfrentar rajadas de vento no último dia 23.

A embarcação rumava do Mar Vermelho para o Mediterrâneo, entretanto a rota principal era da China para a Holanda. O navio tem 400 metros de comprimento e 59 metros de largura. A sua capacidade é de transportar até 20 mil contêineres de seis metros.

O Canal de Suez é caminho de grande parte do petróleo que viaja por mar no mundo. Cerca de 10% de todo o comércio marítimo internacional atravessa Suez, de acordo com experts.

O cálculo, por sua vez, é que 50 navios atravessam os 193 km do Canal de Suez por dia. O canal teve sua construção entre 1859 e 1869 para conectar o Mediterrâneo ao Mar Vermelho e à Ásia.

Metsul Meteorologia