NAVIO ENCALHA NO CANAL DE SUEZ E PROVOCA CONGESTIONAMENTO DE EMBARCAÇÕES

  • Uma das alternativas seria remover o combustível e retirar a água de lastro para tentar movê-lo durante a maré alta. Foto: Divulgação/AFP

As fortes rajadas de vento que ocasionaram uma tempestade de areia no norte da África e na região do Levante, podem ser a causa para o encalhe de um navio no Canal de Suez, no Egito, na última terça-feira. A embarcação, de 400 metros de comprimento e 59 metros de largura, bloqueia completamente a passagem de outros navios pela hidrovia artificial entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho.

De acordo com a CNN Brasil, especialistas já estão atuando para fazer com que o Ever Given volte a flutuar o mais breve possível, porém acreditam que essa operação pode levar dias ou até mesmo semanas. Em comunicado emitido horas após o incidente, a Autoridade do Canal de Suez (SCA na sigla em inglês) infomou que a tempestade de areia causou baixa visibilidade e tornou a navegação ruim.

Uma das alternativas seria remover o combustível e retirar a água de lastro para tentar movê-lo durante a maré alta. Ainda conforme a CNN, caso essa tática não surta efeitos, será necessário retirar a carga de contêineres "e tentar cavar ou limpar os bancos de areia nos quais o navio está alojado". A empresa SMIT Salvage, que atuou na operação de resgate do navio Costa Concórdia, na Itália, em 2012, está encarregada desta função.

Como consequência, o incidente está gerando congestionamento de embarcações que precisam atravessar os 193 km do canal para seguir viagem, no transporte de contêineres, petróleo, gás e grãos. A empresa Maersk, considerada a maior transportadora de contêineres do mundo, informou nesta quarta-feira que sete de seus navios com esta configuração já foram afetados.