CONHEÇA O SIGNIFICADO DAS CORES DAS BANDEIRAS NAS GUARITAS DOS GUARDA-VIDAS

  • Saber interpretar a mensagem que elas querem passar é fundamental para um veraneio com segurança. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A semana começa com as praias do Cassino, Barra do Chuí e Hermenegildo com bandeira vermelha, em razão das condições do mar. As praias do Mar Grosso e do Laranjal têm bandeira amarela e São Lourenço do Sul é a única praia da região a ser sinalizada com bandeira verde neste início de semana. Mas afinal de contas, você sabe o que cada cor significa?

A temporada de verão está chegando ao seu final, mas os dias de calor ainda deverão levar muitas pessoas às praias do litoral sul e saber interpretar a mensagem que elas querem passar é fundamental para um veraneio com segurança. Pensar em um semáforo pode ser um dos passos para compreender o significado das bandeiras.

Ao chegar na praia e se deparar com uma bandeira verde no topo da guarita dos guarda-vidas, significa que o mar está bom e que não existem buracos ou formações de ondas que geram correntes fortes. Nessa situação, a área de cobertura dos profissionais é de 300 metros, sendo 150 metros para cada lado do mirante.

20201227_165553_030Se a bandeira estiver na cor amarela, significa que o mar oferece risco para o banho e o veranista precisa ter atenção ao entrar na água, em razão da possível existência de ondas, buracos e correntes de retorno. Essa condição também interfere na área de atuação dos guarda-vidas que diminui para 200 metros, sendo 100 metros para cada lado do posto de salvamento.

A bandeira também poderá ser vermelha e nesse caso o banho é totalmente desaconselhado pelos bombeiros. Com o mar nesta situação, existe uma correnteza muito forte e crianças ou pessoas com dificuldade de locomoção podem ser arrastadas com mais facilidade. A área de cobertura dos guarda-vidas diminui para 100 metros, sendo 50 metros para cada lado da guarita.

Acompanhado a isso, são fixadas bandeiras nas cores amarela e vermelha na beira da praia, com o objetivo de orientar os banhistas sobre a área segura de acordo com a cor da bandeira do dia. Permanecer nesta região não significa que os cuidados devem ser deixados de lado, mas que em caso de necessidade, o socorro pode chegar com mais rapidez e ser mais efetivo.