TEMPORAL DO FINAL DA MANHÃ EXPÔS VELHOS E CONHECIDOS PROBLEMAS NA ZONA CENTRAL

  • Cruzamento da João Alfredo com a Rua Benjamin Constant ficou completamente alagado e o tráfego de veículos chegou a ser interrompido. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A cidade do Rio Grande foi atingida, no final da manhã desta terça-feira, por uma chuva forte que revelou velhos e conhecidos problemas: alagamentos em ruas da zona central. Mesmo com as casas de bombas em funcionamento, entre elas a da Avenida Salgado Filho, a água se acumulou de forma significativa em vias como a João Alfredo, nos cruzamentos com a Andradas, Apeles Porto Alegre e Benjamin Constant.

A reportagem do site Papareia News foi mais uma vez até esses pontos e encontrou funcionários da Defesa Civil e agentes de trânsito atuando no bloqueio dessas vias para evitar que a água invadisse as residências. Assim como no dia 30 de janeiro, data da última chuva forte, o nível do canalete da Avenida Salgado Filho estava acima do normal e a bomba existente no local seguia no trabalho de escoamento da água.

Morador desse perímetro, o corretor de imóveis, Gustavo Barenho, terminou a manhã e iniciou a tarde retirando água de dentro de casa. “Agora toda vez é isso. Nunca tinha alagado, eu não sei o que está acontecendo. Se é sujeira nos bueiros, enfim, não cabe a mim julgar, mas está complicado. Estou aqui mais uma vez secando a sala de casa”, disse ele com esperança de que o poder público faça alguma coisa para resolver o problema.

20210209_115453“Isso tem ocorrido desde do início de janeiro. Não era assim e nunca foi assim. Desde aquela primeira chuva, que também aconteceu de faltar luz na casa de bombas, tem alagado toda a vez que chove. A gente não consegue nem se programar para viajar e tem que ficar preso em casa, porque se dá um temporal tem que estar aqui para arredar as coisas, porque entra água por baixo da porta”, completou Barenho.

De acordo com o secretário municipal de controle e serviços urbanos e infraestrutura, Marlon Soares, os transtornos estão relacionados com a grande quantidade de chuvas e a falta de manutenção das bocas de lobo nos últimos meses. Após o temporal do dia 11 de janeiro, a equipe da secretaria identificou uma série de problemas nas casas de bombas, como tubulações estragadas e outras com problemas elétricos, que já foram solucionados.

Até o momento, a Secretaria Municipal de Controle e Serviços Urbanos e Infraestrutura (SMCSUI) já atuou na limpeza de mais de 500 bocas de lobo e de 10 km de canais de macrodrenagem e nessa semana deverá estar concluindo o trabalho de desobstrução da rede de escoamento do bairro Getúlio Vargas. “São três equipes que trabalham nessa atividade e cada uma faz por dia entre 10 e 15 bocas de lobo”, disse Soares.