WILSON SONS ESTARÁ PRESENTE NA ABERTURA OFICIAL DA COLHEITA DO ARROZ, EM CAPÃO DO LEÃO

  • O carregamento fracionado e os embarques semanais promovidos pelo Tecon Rio Grande são um exemplo de serviços que trazem agilidade para o mercado. Foto: Divulgação/Tecon RG

A Wilson Sons estará participando da 31ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, evento promovido pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) que acontece entre 9 e 11 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão. A empresa patrocina o prêmio Pá do Arroz, marcado para o dia 10, às 18h30, que reconhece profissionais e instituições que tiveram papel relevante para o desenvolvimento da atividade orizícola gaúcha.

Maior produtor nacional de arroz, com 70% da produção do País, o Rio Grande do Sul é o maior embarcador do produto para o restante do Brasil via cabotagem, que é a movimentação de cargas entre portos do mesmo país, e também o seu maior exportador, com 90% (Comex Stat). O arroz levado via Tecon Rio Grande pela costa brasileira representa mais da metade de toda a operação de cabotagem do terminal. Igualmente, através do terminal foram enviados a outros países, em 2020, um volume recorde de mais de 10 mil containers do grão para destinos como Peru, Estados Unidos, México, Venezuela, Guatemala, Cabo Verde, África do Sul e Angola.

A safra brasileira de arroz no ano passado atingiu 11 milhões de toneladas, o que representa crescimento de produtividade e redução de área plantada em comparação ao ciclo anterior. No mercado global, o arroz movimentou no último ano mais de US$ 18 bilhões, superando 27 milhões de toneladas. O Brasil é o 11º principal exportador mundial de arroz (UN Comtrade).

No que se refere a fertilizantes, importante aditivo agrícola para a produção de arroz, o Rio Grande do Sul importou US$ 1,3 bilhão em 2020, superando as cinco milhões de toneladas do ano anterior. Maior importador de fertilizantes do mundo (UN Comtrade), o Brasil tem o Rio Grande do Sul como o segundo neste quesito entre os estados brasileiros, atrás apenas do Mato Grosso.

O terminal de contêineres do Rio Grande (Tecon) tem se mostrado uma alternativa valiosa para produtores gaúchos, com a iniciativa de alavancar o transporte em containers de cargas a granel para outros estados e países e dispondo de soluções para importação de fertilizantes. O carregamento fracionado e os embarques semanais promovidos pelo Tecon Rio Grande são um exemplo de serviços que trazem agilidade para o mercado. O terminal ainda oferece diferentes formas de desova: entrega de big bag, carga a granel e descarregamento a granel nas instalações do cliente.

"O arroz, cultivo de orgulho para os gaúchos, tem alcançado novos destinos no Brasil e no mundo através do Tecon Rio Grande. Trata-se de um mercado sempre em desenvolvimento e em grande expansão para o terminal, que leva o grão em containers para diversos países. Os volumes fracionados do grão embarcados em containers permitem maior qualidade na entrega, menor risco no transporte e fácil distribuição", comentou Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon. "Além da exportação e importação, a cabotagem, operação que leva a carga gaúcha para demais estados do Brasil, também se mostra promissora para os produtores", complementou.

Considerado o maior evento orizícola do continente, a Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas reúne produtores de diversas regiões do país, engenheiros agrônomos e técnicos, agentes políticos e as principais instituições de pesquisa e ensino do setor, além de empresas de tecnologia agrícola do mundo. Na última edição, o evento contou com 7,5 mil visitantes, 90% produtores de arroz ou soja, e 120 expositores.