TECON RIO GRANDE CELEBRA 24 ANOS MOVIMENTANDO MAIS DE OITO MILHÕES DE CONTÊINERES

  • Sã00 m² de área total, com capacidade estática de 25.000 TEUs, 20.000 m² de armazéns para carga geral e especiais e 10 gates totalmente automatizados para a entrada e saída do terminal, além de 2.800 tomadas para contêineres refrigerados. Foto: Divulgação/Tecon RG

A Wilson Sons está celebrando o aniversário do Tecon Rio Grande, que completa 24 anos de atuação. Desde que iniciou suas operações, o terminal movimentou 8.120.760 contêineres, o que corresponde a 13.510.520 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

Além disso, vem realizando investimentos, melhorias e fomentando a economia do estado gaúcho, consolidando-se como um dos mais importantes terminais do País e uma das instalações mais competitivas na América do Sul.

O Tecon Rio Grande possui cerca de três mil clientes importadores e exportadores, além de receber as principais linhas que escalam o Brasil, oferecendo serviços semanais para todos os trades do mundo a partir de 17 clientes armadores.

Em 1997, o Tecon Rio Grande assumiu compromissos em seu contrato de licitação, tais como incrementar a capacidade e a produtividade do terminal, por meio de modernização tecnológica dos equipamentos, processos e adequação da infraestrutura.

Na época, o terminal operava apenas com um guindaste móvel, uma ponte, três empilhadeiras de grande porte e três de pequeno porte, seis caminhões e 64 colaboradores. Transcorridas mais de duas décadas, hoje o Tecon Rio Grande é o terminal mais automatizado do Brasil.

Desde que começou a operar, todos os compromissos foram integralmente cumpridos. Localizado a 320 km de Porto Alegre, o Tecon Rio Grande teve seu cais de atracação triplicado neste tempo para 900 m.

o 735.0Sã00 m² de área total, com capacidade estática de 25.000 TEUs, 20.000 m² de armazéns para carga geral e especiais e 10 gates totalmente automatizados para a entrada e saída do terminal, além de 2.800 tomadas para contêineres refrigerados (reefer).

Igualmente no que se refere à infraestrutura, a Wilson Sons finalizou em 2020 a dragagem no Tecon Rio Grande, aumentando seu calado de 12,5 m para 15 m (49,2 pés). Com investimento de R$ 1,8 milhão, a obra do cais do terminal gaúcho lhe dá capacidade para operar simultaneamente dois navios New Panamax, um dos maiores cargueiros do mundo, com 366m de comprimento e capacidade para transportar até 14 mil TEU.

O Tecon tem também nove STSs (Ship to Shore Container Crane), capazes de operar em navios de até 24 contêineres de largura, 22 RTGs (Rubber Tyred Gantry Crane), pontes rolantes sobre rodas utilizadas na movimentação dos contêineres no pátio, além de dois Mobile Cranes (guindaste controlado por cabos), nove Reach Stackers (empilhadores de contêineres) e 56 Tratores de Pátio.

Conta ainda com o sistema operacional Navis N4, líder global em gestão de terminais portuários, e com o Teconline, plataforma com 20 anos de funcionamento e mais de 2,6 mil usuários ativos de diversos países do mundo que atende transportadoras, despachantes, armadores, órgãos anuentes, clientes, agentes de carga, entre outros, na consulta de informações sobre cargas, programação de navios e agendamentos.

Em 2020, foram movimentados 404.721 contêineres (675.227 TEU), com destaque para a exportação, que atingiu 131.842 contêineres (230.695 TEU) levados a países de todos os continentes, como Estados Unidos, China, Bélgica, Peru e Arábia Saudita. Os principais produtos exportados pelos clientes do Tecon Rio Grande no ano passado foram tabaco, resinas, frango congelado e madeira, tendo havido crescimento importante dos embarques de carne suína e arroz.

Outro destaque em franco crescimento é a navegação interior com o maior proveito do modal fluvial através do Tecon Santa Clara, uma vez que a navegação interior lhe representa oito por cento das cargas exportadas e importadas. Operante desde 2016, o terminal, localizado em Triunfo (RS), é responsável por cerca de cinco por cento dos produtos do agronegócio que chegam ao Tecon Rio Grande e de onde, também, saem 25% das cargas relativas a commodities. Em 2020, foram movimentados 25.155 contêineres via Tecon Santa Clara, quase 48 mil TEU.