ZELIONARA AFIRMA QUE USO DE MÁSCARA SERÁ NECESSÁRIO ENQUANTO NÃO HOUVER 70% DA POPULAÇÃO VACINADA

  • A formação de um consórcio de municípios no Brasil para compra de vacinas já começa a ser formatada. Foto: Divulgação/Frame de vídeo

A live transmitida pela página da Prefeitura no Facebook, realizada todas as segundas-feiras, foi utilizada na noite do dia 1º para fazer um balanço das ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Um dos assuntos foi o projeto sancionado, nesta terça-feira (2), pelo prefeito Fábio Branco que vai permitir a abertura de um crédito inicial no valor de R$ 1 milhão para compra de vacinas.

Antes da transmissão, a secretária municipal de saúde, Zelionara Branco esclareceu que era preciso abrir o crédito, porque no orçamento da Secretaria para 2021 não havia previsão de recursos para aquisição de vacinas. “O pedido de abertura do crédito especial foi o que fizemos ao encaminhar o projeto ao Legislativo e, caso seja necessário aumentar o investimento e acreditamos que vá ser, basta remanejar o recurso e colocar nessa rubrica”, afirmou.

Ela não calcula qual o volume de vacinas que podem ser adquiridas, inicialmente, com esse crédito especial. Disse, ainda, que não se sabe o valor e que a vacina autorizada para comercialização no Brasil é a do laboratório Pfizer, mas não há valor definido para o mercado brasileiro.

Por outro lado, a formação de um consórcio de municípios no Brasil para compra de vacinas já começa a ser formatada. “Rio Grande tem intenção de entrar nesse consórcio”, assegurou a secretária.

Vacinas

A responsável pelo Núcleo de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Valéria Risso, explicou sobre quais grupos estão recebendo a vacina em Rio Grande e o porquê. De acordo com ela, quando as doses chegam ao município já vem com o ordenamento de qual grupo irá receber a aplicação.

Já houve a vacinação para idosos acima de 85 anos e agora são os que têm mais de 84 anos. Além de imunizar nas unidades de Saúde da Prefeitura e da vacinação em domicílio, a Secretaria tem organizado drive-thru para atender mais idosos. Essa semana, estão programadas mais duas ações semelhantes nos dois shoppings da cidade, na quinta e na sexta-feira, das 10h às 15h.

A secretária Zelionara Branco acrescentou que, em Rio Grande, existem mais de três mil pessoas acima de 85 anos. “Se formos fazer estratificação por idade, o número de doses recebidas é pequeno”.

Uso da máscara

Mesmo com toda a fiscalização em feiras, na praia, praças e em diversos bairros da cidade, Zelionara disse ser preocupante o número de pessoas que ainda não compreenderam a importância do uso da máscara. Para ela, essa prática é fundamental, pois “enquanto não tivermos mais de 70% da população vacinada é preciso manter todos os cuidados e usar a máscara”.