SEBRAE E PREFEITURA CONFIRMAM IMPLANTAÇÃO DO PROJETO CIDADE EMPREENDEDORA

  • Além das áreas de Educação, desburocratização dos serviços e avanços no setor de compras públicas e privadas, foi sugerido o setor de microcrédito e inovação. Foto: Divulgação/PMRG

O prefeito Fábio Branco e secretários de governo estiveram reunidos, na tarde desta terça-feira (23), com dirigentes do Sebrae na sala de reuniões da Prefeitura. O encontro tratou da implantação do projeto Cidade Empreendedora, proposta de iniciativa do Sebrae que tem o objetivo de aperfeiçoar algumas áreas no município, dentro do empreendedorismo, como a Educação, o setor de compras públicas e privadas, a desburocratização e outros agentes de transformação econômica.

A expectativa é a de que a proposta seja implantada ainda em março desse ano. Um cronograma de atividades e novas reuniões deve ser apresentado pelo Sebrae nas próximas semanas. Na reunião, junto com o prefeito, compareceram os secretários das áreas de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Turismo (SMDIT), Gilberto Sequeira, de Cultura, Esporte e Lazer, Luiz Henrique Drevnovicz e o de Coordenação e Planejamento, Júlio César Touguinha. Pelo Sebrae, participaram o gerente regional, Ciro Ricardo Vives e o gestor de Políticas Públicas, Fabricio Burkert.

Um relatório do perfil da cidade do ponto de vista social, econômico e educacional foi apresentado pelos dirigentes do Sebrae. Ciro destacou a evolução do projeto Cidade Empreendedora e como ele deve ser implantado em Rio Grande. Além das áreas de Educação, desburocratização dos serviços e avanços no setor de compras públicas e privadas, foi sugerido o setor de microcrédito e inovação.

“A proposta é que Rio Grande seja uma referência nessa área”, disse Vives. Para o Sebrae, “é um programa de aceleração do município e seria o primeiro passo para tornar Rio Grande uma cidade empreendedora, desenvolvendo pequenos negócios e provocando lideranças na cidade”, concluiu Ciro.

O projeto

O trabalho apresentado no documento público foi desenvolvido pela área de Gestão Estratégica do Sebrae do Rio Grande Sul e o objetivo foi de disponibilizar informações sobre o perfil socioeconômico dos municípios gaúchos. O documento está dividido em blocos e para cada bloco são apresentadas as principais variáveis que caracterizam o ambiente socioeconômico das cidades.