CONHEÇA O HELICÓPTERO QUE PARTICIPOU DA OPERAÇÃO DA BM, NA SEXTA-FEIRA, EM RG

  • Ele também pode ser operado à noite, como na última sexta-feira, com o uso de um holofote, denominado tecnicamente de farol de busca. Fotos: Rodrigo Ziebell/Jéferson Pinto/BM

A criminalidade pode até estar equipada, como se diz nas rodas de conversas, porém o aparato do estado para enfrentá-la é igual ou até mesmo superior. Na última sexta-feira, a Brigada Militar (BM) deflagrou uma operação na cidade com o objetivo de combater o tráfico de drogas e o foco das ações foram os bairros Cassino, Barra e Getúlio Vargas.

No entanto, mesmo com o efetivo policial significativo, a presença de um helicóptero chamou a atenção das pessoas que comentaram ter escutado ou visto sobrevoar outros vários bairros da cidade. O foco dos comentários foi um holofote de alta potência com capacidade de iluminar a longa distância, o que fez a comunidade acreditar que se tratava de uma perseguição.

A aeronave em questão é um Agusta Westland (AW) 119 Koala, pertencente ao Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAvBM). Assim como o Esquilo, utilizado pelo Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (HU-51) do 5º Distrito Naval (DN), ele também pode ser utilizado em múltiplas operações e o apoio aéreo é uma dessas empregabilidades.

WhatsApp Image 2021-01-17 at 18.46.42De acordo com a assessoria de comunicação do BAvBM, depois de Santa Catarina, a polícia gaúcha é a segunda no país a incorporar essa aeronave em sua frota operacional. Elas foram adquiridas no ano de 2016 e são as mais modernas do batalhão, que ainda conta com dois HB 350B Esquilo e um avião Beechcraft B200 King Air.

O Koala destaca-se nas ações de patrulhamento, apoio em ocorrências, transporte de tropas, órgãos vitais, em casos de transplantes, transporte aeromédico, de autoridades, operações de busca, resgate e salvamento, entre outras. Ele também pode ser operado à noite, como na última sexta-feira, com o uso de um holofote, denominado tecnicamente de farol de busca.

Além disso, a aeronave pode ter acoplada a sua estrutura um equipamento que permite detectar a diferença de calor existente entre os mais variados corpos e objetos que se encontram distantes. O Forward Looking Infra-Red (FLIR), ou simplesmente imageador, foi adquirido pelo governo federal e repassado à BM em 2013, para operação durante a Copa do Mundo.

Já no dia 23 de julho de 2020, pela primeira vez os policiais em terra passaram a ter acesso às imagens geradas pelo equipamento, o que antes estava restrito apenas ao Quartel General da Brigada Militar. Essa inovação foi possível em razão de uma aplicativo que foi testado durante uma operação realizada no bairro Mathias Velho, em Canoas.

Sobre o BAvBM

O Batalhão de Aviação da Brigada Militar está sediado junto ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. Existem, ainda, outras duas bases avançadas, localizadas em Caxias do Sul e em Capão da Canoa, no litoral norte, onde também se encontra o Centro de Formação Aeropolicial (CFAer), que atua na formação dos pilotos e dos operadores aerotáticos.