GRANIZO ENORME E FENÔMENO SUDESTADA ATINGEM A ARGENTINA

  • A instabilidade aumentará muito no sábado (30) em províncias centrais da Argentina e avançará com mais força para o Uruguai. Foto: Divulgação/Metsul

Tempestades fortes a severas voltaram a ser registradas nas últimas horas na Argentina. Em Chamical, província de La Rioja, caíram pedras enormes de granizo. Houve ainda inundações em áreas das províncias de Córdoba e San Luis. De acordo com a Metsul Meteorologia, o Centro do país vizinho deve enfrentar ainda mais temporais na tarde e noite desta sexta (29) e, principalmente, no fim de semana.

Isso porque um novo centro de baixa pressão vai se formar naquela região e se deslocará para o Uruguai no fim de semana, trazendo muitas tempestades ao interagir com o ar tropical quente e úmido. A instabilidade aumentará muito no sábado (30) em províncias centrais da Argentina e avançará com mais força para o Uruguai.

Espera-se um episódio de sudestada neste fim de semana com forte vento na região do Rio da Prata, atingindo tanto as margens da Argentina como do Uruguai pelo deslocamento da área de baixa pressão.

Por isso, a tendência é que a instabilidade volte a aumentar no Rio Grande do Sul durante o fim de semana. Tanto o sábado como o domingo, mas, especialmente o domingo em razão da atuação do centro de baixa pressão, podem ter chuva localmente forte e temporais isolados de vento no território gaúcho. Os volumes de chuva isoladamente podem ser consideravelmente altos e alguns vendavais localizados de forte intensidade.