DEFESA CIVIL ALERTA PARA FORMAÇÃO CICLÔNICA QUE PODE ATINGIR RG NESTA QUARTA-FEIRA

  • De acordo com o secretário-executivo da Defesa Civil, Anderson Montiel, os sinais do temporal poderão começar a ser sentidos em Rio Grande a partir das 17h desta quarta-feira. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Depois do forte temporal que atingiu a cidade na noite do 11 deste mês, a Defesa Civil de Rio Grande está mais uma vez em alerta para a possibilidade de um novo fenômeno climático de proporções significativas, a partir de amanhã. Um encontro, na manhã desta terça-feira, entre representantes do órgão de proteção e defesa da comunidade com as secretarias municipais buscou a planejamento das ações para minimizar possíveis danos que venha a ser causados.

De acordo com o secretário-executivo da Defesa Civil, Anderson Montiel, os sinais do temporal poderão começar a ser sentidos em Rio Grande a partir das 17h desta quarta-feira, pois o ciclone tem início previsto para às 05h da manhã na região do Uruguai. A previsão é de que os ventos possam atingir a casa dos 70 km/h, acompanhados de chuvas intensas, descargas elétricas e eventual queda de granizo.

“Ciclone-bomba não é bem a nomenclatura que os meteorologistas estão dando, eles estão trabalhando com tempestade. Os modelos matemáticos mostram bem uma formação ciclônica, mas os meteorologistas ainda não bateram bem o martelo em cima disso, mas que vem uma tempestade forte com chuvas e ventos bastante elevados sim. Devem vir ventos na casa dos 70 km/h e chuva na casa dos 70 a 140 milímetros”, explicou Montiel.

“Ele começará a se formar lá em Rivera por volta de 05h da manhã, mas deve chegar aqui na nossa cidade, acredito que por volta de 17h e 18h. Pelo menos é o que o modelo matemático informa. Pode ter uma variação, pois a gente está falando em modelagem matemática e só vou conseguir ter a real noção quando ele se formar amanhã e eu conseguir olhar o radar e o satélite, onde conseguirei fazer uma perspectiva de deslocamento”, completou Anderson.

Por conta disso, as equipes já estão de prontidão para o atendimento de qualquer tipo de ocorrência. Na reunião desta manhã ficou acertado que uma equipe estará se deslocando até a Praia da Capilha para ficar de prontidão, caso haja a necessidade de algum tipo de ação no local, pois a previsão é de que a precipitação de chuva naquela região seja de 140 milímetros, além do vento, que deve atingir os 100 km/h.

A Defesa Civil pode ser contatada pelos telefones 199, 3233-8460 e 99135-6312 durante as 24 horas do dia.