SANTA CATARINA REGISTRA IMPRESSIONANTE TEMPESTADE DE GRANIZO NESTE SÁBADO

  • Os motoristas que trafegavam pelo local no momento da precipitação tentaram recolher seus automóveis para dentro de um posto de combustível e a área ficou branca de gelo. Foto: Divulgação/Metsul

Um dia de gelo no planalto sul catarinense: ao amanhecer, a geada cobriu os campos de São Joaquim em pleno segundo dia do ano. Durante a tarde, um impressionante temporal de granizo no município de Bom Retiro.

A chuva começou por volta das 14h30 e teve duração de aproximadamente 15 minutos. A quantidade de gelo foi tão grande que transformou a paisagem da região que, acostumada à neve no inverno, mais parecia nevada pelo acúmulo das pedras de gelo.

A localidade de Santa Clara, a cerca de oito quilômetros de Bom Retiro, registrou a chuva de granizo com maior intensidade. Os motoristas que trafegavam pelo local no momento da precipitação tentaram recolher seus automóveis para dentro de um posto de combustível e a área ficou branca de gelo.

De acordo com a Metsul Meteorologia, uma massa de ar mais frio ingressou no sul do Brasil. Com as partes mais altas da atmosfera resfriadas e aquecimento maior em superfície e nas camadas baixas e médias da atmosfera há convecção que formou nuvens carregadas que trouxeram o granizo. São ocorrências muito isoladas e associadas a nuvens bastante localizadas, como se viu no ano passado em tempestade histórica de granizo em Curitiba.