MORRE LEIR CÁCERES, DELEGADO DA FGF EM RIO GRANDE

  • Por conta da função, Leir (ao centro e de camisa cinza) esteve presente na grande maioria dos jogos dos clubes locais, tendo atuado por pelo menos 37 anos. Foto: Divulgação/Tiago Radmann

O futebol rio-grandino perdeu, na tarde deste sábado, um de seus mais antigos integrantes. O delegado da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Leir Cáceres, morreu aos 79 anos, vítima de um infarto fulminante.

Por conta da função, Leir esteve presente na grande maioria dos jogos dos clubes locais, tendo atuado por pelo menos 37 anos. Sempre muito atento, ele permanecia durante as partidas com uma planilha em mãos anotando os lances e decisões da arbitragem.

Ouvido pela nossa reportagem, o presidente do Football Club Riograndense, Paulo André Neves, falou sobre o falecimento de Cáceres. “Contribuiu muito para o crescimento do esporte em Rio Grande. Além de tudo, era uma pessoa excepcional. Grande perda para o futebol da nossa cidade”, lamentou.

O presidente do Sport Club São Paulo, Deivid Pereira, caracterizou Leir como um “grande apoiador do nosso futebol”. “Foi uma pessoa que participou ativamente do futebol rio-grandino por quase quatro décadas, sempre muito cortês e cumpridor dos seus deveres, sendo os olhos e ouvidos da Federação Gaúcha de Futebol”.

O presidente do Sport Club Rio Grande, Marco Antônio Coutinho, também se manifestou sobre o falecimento e anunciou a decretação de luto oficial de três dias. “A cidade de Rio Grande está de luto. Perdemos um desportista que desempenhou suas atividades como poucos no estado. Era um prazer recebê-lo em nosso estádio, sempre muito gentil e solícito”.

Já o delegado de arbitragem, Tiago Radmann, lembrou forma carinhosa como Leir tratava os demais colegas dentro de campo. “No meio da arbitragem ele era uma pessoa muito querida. Uma perda muito grande. Tive o prazer de trabalhar com ele por muitos anos e conviver nos jogos. Uma figura ímpar e a gente lamenta muito”, disse Radmann.