SUPERINTENDENTE DO PRAÇA RIO GRANDE APOSTA EM UM ANO DE CRESCIMENTO PARA O SETOR NA CIDADE

  • Especialista em shopping centers e com uma experiência de mais de 15 anos no setor, Macedo disse que os empresários estão voltando a acreditar e investir no shopping, o que renova as expectativas para 2021. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Diz o velho ditado que depois da tempestade vem a bonança. Mesmo que ela ainda esteja entre nós, o momento mais complexo da pandemia do coronavírus já passou e a sinalização do começo da imunização da população surge como um alívio e uma esperança para a retomada da economia que foi brutalmente afetada em todos os sentidos.

Quem compartilha desta expectativa é o superintendente do shopping Praça Rio Grande, Daniel Macedo. Segundo ele, o ano de 2020 foi extremamente difícil e marcado por uma luta muito grande para que o comércio conseguisse reagir frente aos cuidados de higienização exigidos para a retomada das atividades.

Mesmo com a adoção de um protocolo rígido e assinado por autoridades médicas de hospitais reconhecidos no país, como Albert Einstein e Sírio Libanês, o empreendimento permaneceu fechado por 110 dias, situação que gerou insegurança para os comerciantes. Mesmo assim, ele agradeceu aos colaboradores e clientes que entenderam que o shopping não se caracteriza como um vetor do vírus.

Especialista em shopping centers e com uma experiência de mais de 15 anos no setor, Macedo disse que os empresários estão voltando a acreditar e investir no shopping, o que renova as expectativas para 2021. Para ele, o mix de serviços ofertados pelo Praça Rio Grande favoreceu para a permanência dos clientes de forma mais assertiva.

20210114_173950Internamente, a administração trabalha com um planejamento anual e o que já se percebe logo nos primeiros 15 dias do ano é que ele deverá ser melhor do que esperavam. Prova disso é o fato de que novas marcas, que deveriam chegar ao centro comercial ao longo do ano, devem estar se instalando até o mês de março.

Durante a pandemia, marcas como a Livraria Albuquerque cresceram e mudaram de local dentro do shopping para atender as necessidades de expansão. Daniel também comemora o fato da comunidade rio-grandina já ter a sensação de pertencimento do shopping e esse é justamente o objetivo, fazer do lugar um local onde seja possível levantar as bandeiras da cidade.

Um exemplo claro desse objetivo é a campanha de doação de fraldas, em parceria com as farmácias Panvel, Prefeitura Municipal e a solidariedade da população, em prol do Hospital Universitário. A instituição de ensino costuma utilizar cerca de 500 fraldas e logo no primeiro mês de campanha foram arrecadadas 2.500 unidades.

Dos mais de 15 anos dedicados a gestão de shoppings, quatro deles são junto a Lumine, empresa responsável pela administração do Praça Rio Grande e de outros centros comerciais de destaque pelo país. Macedo explicou que durante o período crítico da pandemia e ainda nos dias de hoje, foi sendo construída uma nova forma de encarar e solucionar os problemas.

20210114_173503Com isso os shoppings pelo país e, principalmente o Praça Rio Grande, passaram a pensar no resultado em conjunto com a responsabilidade social. Toda essa situação permitiu que houvesse um entendimento maior da humanização dos centros comerciais, práticas que deverão seguir sendo implementadas daqui para frente.

Atualmente, o empreendimento é responsável pela geração de 800 empregos diretos e outros 2.400 postos de trabalho indiretos. Alguns desses empregos são gerados por Maurício Queiroga de Albuquerque, proprietário da Livraria Albuquerque que agora está em um novo espaço, mais amplo e capaz de ofertar uma grande variedade de opções para leitura.

Ele explica que o número de títulos disponíveis passou de 2.500 para 10 mil exemplares. Albuquerque está no shopping há quatro anos, começou como funcionário e há dois anos adquiriu a loja e permanece no ramo da literatura. A abertura da loja nova estava prevista para acontecer em abril, porém com as restrições e dificuldades, teve que ser adiada para dezembro.