TEMPESTADES NA ARGENTINA E URUGUAI CHEGARÃO AO RIO GRANDE DO SUL DIZ METSUL

  • Uma tempestade severa de chuva intensa com muitos raios e vendaval atingiu a localidade de Chascomús, no final do domingo, trazendo estragos como destelhamentos e outros transtornos. Foto: Divulgação/Fernando Célio

Tempestades muito fortes e severas atingiram, no final do domingo (10) e no começo desta segunda-feira (11), diversos pontos do centro da Argentina. Os temporais ocorreram principalmente nas províncias de Buenos Aires, Córdoba, Santa Fé, Entre Rios e La Pampa.

Na província de La Pampa, caiu granizo de tamanho mediano na capital Santa Rosa, além de chuva intensa que provocou alagamentos. Em Santa Fé, pontos localizados registraram temporais severos com chuva intensa e vendavais.

A província de Buenos Aires também foi castigada por temporais. As rajadas de vento chegaram a 100 km/h em pontos da área metropolitana da capital argentina. O pior, entretanto, ocorreu na localidade de Chascomús.

Uma tempestade severa de chuva intensa com muitos raios e vendaval atingiu a localidade no final do domingo, trazendo estragos como destelhamentos e outros transtornos. O tempo segue instável na Argentina, podendo ser esperados novos temporais no decorrer desta segunda-feira.

Alerta no Uruguai

Áreas de instabilidade com chuvas e tormentas avançam da Argentina para o Uruguai e vão afetar grande parte do território uruguaio no dia de hoje. O calor e a umidade, com aporte de ar muito quente de norte, devem favorecer a formação de nuvens carregadas com chuva isoladamente forte e temporais com granizo de variado tamanho e vento forte com possibilidade de danos em diferentes departamentos.

Temporais chegarão ao Rio Grande do Sul

A MetSul está alertando para um quadro de muita instabilidade que vai se instalar no Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã, que vai trazer chuva localmente volumosa e tempestades localizadas, algumas potencialmente fortes a severas com risco de vendavais e chuva torrencial.

Os temporais do Uruguai e da Argentina, assim, devem avançar para o território gaúcho e outros tendem a se formar sobre o estado pelo excessivo calor. A instabilidade será maior da tarde para a noite de hoje e durante a terça-feira.