MB APRESENTA DADOS DA OPERAÇÃO VERÃO E DESTACA AUSÊNCIA DE ACIDENTES COM EMBARCAÇÕES

  • A Operação Verão teve início no ano de 2015, depois da análise de estatísticas que comprovaram que os meses de verão concentram o maior número de acidentes com embarcações. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Assim como no trânsito de veículos, a condução de embarcações é restrita aos aquaviários que possuem habilitação e a conscientização, principalmente daqueles que fazem uso para esporte e recreio, tem sido um dos fatores para a inexistência de acidentes nas duas últimas edições da Operação Verão, desenvolvida pelo comando do 5º Distrito Naval (DN) nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O reforço na fiscalização é realizado em todo o país pelas suas respectivas capitanias.

Os dados foram divulgados na tarde desta sexta-feira, durante um evento voltado à imprensa em que também foi apresentado o novo capitão dos portos do Rio Grande do Sul, capitão de mar e guerra, Cláudio Silva, que assume o posto no próximo dia 11. A Operação Verão teve início no ano de 2015, depois da análise de estatísticas que comprovaram que os meses de verão concentram o maior número de acidentes com embarcações.

20210108_143939Nesse sentido, 70% dos acidentes registrados nos últimos quatro verões envolveram lanchas e motos aquáticas, conhecidas popularmente como jet ski. O foco da Operação Verão são as embarcações de passageiro e de esporte e recreio, cuja ideia é reforçar a importância de uma navegação segura. Um dos pontos comemorados pelo capitão dos portos, Reinaldo Lopes dos Santos, é o fato de não haver o registro de acidentes com vítimas fatais nas duas últimas edições.

“Se nós não temos acidentes, é porque as pessoas estão mais prudentes, mais conscientes e isso é notório. Embora a gente tenha um número de apreensões isso é normal acontecer. É muito difícil em uma Operação Verão não ter apreensão, sempre tem alguém com alguma ilegalidade, mas não ter nenhuma vítima fatal, a Marinha comemora com muito gosto”, afirmou Santos. Na edição anterior, foram apreendidas 14 embarcações e nesta já são 30.

As apreensões, segundo a Marinha do Brasil, acontecem quando há perigo à salvaguarda da vida humana no mar ou à segurança da navegação. Em 2019/2020, foram realizados 35 testes do bafômetro, enquanto que em 2020/2021, 52 condutores já foram submetidos a testagem e apenas dois deles deram positivo para a ingestão de bebida alcoólica. Em números gerais, a Capitania dos Portos possui cerca de 11 mil embarcações inscritas.

20210108_160456Ao final da apresentação, foi possível acompanhar uma ação na Lagoa dos Patos, onde foram realizadas abordagens a lanchas e botes. No primeiro caso, houve a verificação do titulo da embarcação, algo semelhante ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, a carteira de habilitação do condutor, a existência de material de salvatagem, como boias e coletes, material de combate a incêndio e âncora.

A segunda pessoa estava a bordo de um bote a motor, ocasião em que foi fiscalizada a existência de extintores de incêndio, documentação, colete salva-vidas e realizado o teste do etilômetro, que deu negativo para a ingestão de álcool. Nos dois casos, as embarcações foram abordadas e posicionadas na lateral da lancha da Capitania durante a realização dos procedimentos.