EXERCÍCIO SIMULA VAZAMENTO DE ÁCIDO NO DISTRITO INDUSTRIAL

  • Na situação simulada, um trabalhador da empresa Macra, especializada no transporte de granéis líquidos químicos, observa o vazamento de ácido sulfúrico e a existência de uma vítima que teria sido atingida e estaria desacordada. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A movimentação de equipes de resgate, como ambulâncias e caminhões do Corpo de Bombeiros, chamou a atenção de quem passou pela BR 392, no distrito industrial, na tarde desta sexta-feira. Homens vestidos com macacões e máscaras de proteção circulavam a todo o momento em torno de tubulações de ácido sulfúrico, enquanto que uma equipe de socorristas atendia um funcionário atingido pelo produto químico.

20201211_151433O cenário, que poderia perfeitamente ser de uma situação real, não passou de uma simulação para testar o tempo resposta das instituições envolvidas, entre elas o Plano de Auxílio Mútuo (PAM). A ação aconteceu junto às tubulações existentes próximo a empresa Granel Química e ao corredor da Transpetro, trecho onde estão localizadas indústrias e que se caracteriza como um dos acessos ao balneário Cassino.

Na situação simulada, um trabalhador da empresa Macra, especializada no transporte de granéis líquidos químicos, observa o vazamento de ácido sulfúrico e a existência de uma vítima que teria sido atingida e estaria desacordada. Imediatamente ele aciona, via rádio, as equipes internas de resgate e controle de situação que passa a soar um alarme de evacuação, com o objetivo de alertar os demais trabalhadores a deixar o local.

Enquanto a primeira equipe inicia o atendimento, com o isolamento da área e controle do vazamento, outra especializada em acidentes deste tipo chega ao local e prepara a logística de retirada e transporte da substância química. Nesse momento, ambulâncias e viaturas de emergência das empresas do distrito industrial se unem em um esforço para minimizar os impactos ao meio ambiente e a integridade física dos trabalhadores.

20201211_150237O Corpo de Bombeiros também é acionado e ao chegar no local é informado pelos integrantes da brigada de emergência sobre o problema e o que foi feito até o momento. De acordo com o gerente de terminais sul da empresa Granel Química e representante legal da Macra, Cristiano Silveira, os exercícios simulados fazem parte do programa de treinamentos da empresa e são realizados de forma anual.

“O objetivo da realização dos simulados é garantir, através de exercícios práticos, o engajamento das equipes de atendimento a emergência e a eficiência dos recursos disponíveis para atendimento de possíveis desastres, conforme os planos de atendimento”, explicou. Ainda conforme Silveira, os simulados contam com avaliação em tempo real de todo o processo de atendimento às vítimas em áreas com risco potencial.