EM NOTA, CDL DIZ QUE O COMÉRCIO NÃO É O CULPADO

  • "Sem dinheiro não haverá combate a pandemia e nem comida na mesa dos trabalhadores", diz a nota. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A CDL Rio Grande|São José do Norte reafirma com a sociedade o seu compromisso de falar sempre a verdade. Não podemos mais aceitar que sigam culpando e penalizando o comércio da região sul pelas inúmeras trapalhadas políticas no combate a pandemia do Coronavírus. Por isso, repudiamos veementemente a ação do executivo pelotense de em pleno mês de dezembro fechar o comércio. Nos solidarizamos com os colegas pelotenses.

A CDL Rio Grande|São José do Norte, seus lojistas, comerciantes e prestadores de serviços vem rigorosamente cumprindo com os decretos publicados pelos órgãos executivos. Agora, inicia por Pelotas uma nova tentativa de paralisar a economia da metade sul e não podemos aceitar.

O comércio, principalmente aquele pequeno e médio comerciante, vem lutando diariamente para manter o emprego e a renda das comunidades. Se quebrar o comércio, praticamente quebram os municípios que dependem e muito dos tributos recolhidos pelos lojistas. Sem dinheiro não haverá combate a pandemia e nem comida na mesa dos trabalhadores.

Ouvimos que os fechamentos seriam para preparar o sistema de saúde. Foram nove meses em que os prefeitos, governadores e Executivo Federal tiveram para preparar o Brasil com tratamento precoce, testagem e ampliação de infraestrutura de saúde. Não fizeram – ou fizeram muito pouco – e agora querem novamente colocar nas costas dos comerciantes e trabalhadores o preço – cada dia mais impagável – dessa pandemia.

A CDL Rio Grande|São José do Norte lamenta as mortes ocorridas se solidarizando com parentes, amigos e familiares. Da mesma forma, também se preocupa com a saúde de comerciantes, colaboradores e clientes. Contudo, está mais do que provado que o COMÉRCIO NÃO É O VILÃO. Diferente de outros setores, o comércio cumpre com os protocolos rigorosamente. Precisamos de consciência coletiva e ação dos gestores públicos com medidas eficientes. O COMÉRCIO PRECISA TRABALHAR!