5º DN REALIZA SOLENIDADE EM HOMENAGEM AO DIA DO MARINHEIRO

  • Os discursos e fases da construção destas embarcações foram acompanhados pelos presentes em área especial, na sede do 5º DN. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Em uma cerimônia adaptada aos protocolos sanitários de combate à Covid-19, o Comando do 5º Distrito Naval (DN) realizou uma solenidade em alusão ao Dia do Marinheiro. A solenidade aconteceu no pátio da unidade e de forma bastante resumida em relação as demais realizadas no período pré-pandemia.

A data é alusiva ao nascimento do patrono da Marinha, o Almirante Tamandaré, no dia 13 de dezembro de 1807, em Rio Grande. Junto ao ato, foi apresentada de forma virtual e ao vivo o lançamento do submarino Humaitá, a integração das seções do submarino Tonelero e os avanços do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).

A cerimônia, que contou com a presença do presidente da república, Jair Bolsonaro, e do comandante da Marinha, Almirante de Esquadra, Ilques Barbosa Júnior, aconteceu no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. Os discursos e fases da construção destas embarcações foram acompanhados pelos presentes em área especial, na sede do 5º DN.

20201211_113214Em seguida, autoridades militares foram agraciadas com a Medalha do Mérito Tamandaré, em razão dos relevantes serviços prestados na divulgação das atividades e tradições da Marinha. A condecoração foi repassada pelo comandante do 5º DN, Vice-Almirante Henrique Renato Batista de Souza.

Os agraciados e convidados foram conduzidos até um espaço montado especialmente para o evento, onde foram obedecidas das regras de distanciamento social, uso de máscara e disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos. Foi deste local que foram presenciados os 19 tiros de canhão em homenagem ao patrono da Força.

A atividade foi encerrada com a colocação de uma coroa de flores no túmulo onde estão localizados os restos mortais de Tamandaré, assim como de Pulcena Dias, mãe do Imperial Marinheiro Marcílio Dias, do comandante Felinto Perry e do Almirante Joaquim Francisco de Abreu. O tradicional desfile e o sobrevoo de helicópteros não aconteceu em razão da pandemia.