EMITIDO ALERTA DE TEMPESTADE SOLAR NA TERRA

  • No entanto, não há necessidade de preocupações com os efeitos na superfície do planeta, uma vez que esta nuvem de plasma terá impacto sobre a magnetosfera. Foto: Divulgação/Nasa

O Centro de Previsão do Tempo Espacial da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) dos Estados Unidos emitiu, no fim da tarde desta terça-feira, um aviso de tempestade solar para o planeta Terra nas próximas 48 horas, após uma grande explosão solar do tipo C ter ocorrido no começo desta semana.

A região de manchas solares 2790 que vinha diminuindo nos últimos dias e com um campo magnético aparentemente simples, surpreendentemente acabou produzindo uma explosão solar C7.4 de longa duração. Esta erupção solar foi eruptiva e rapidamente ficou claro que ela lançou uma ejeção de massa coronal (EMC) que provavelmente atingirá a Terra.

No entanto, não há necessidade de preocupações com os efeitos na superfície do planeta, uma vez que esta nuvem de plasma terá impacto sobre a magnetosfera. A tempestade solar, entretanto, deve favorecer um grande show de luzes nas maiores latitudes com as auroras.

O novo ciclo solar, que tem duração aproximada de 11 anos, recém começou e esta explosão no Sol foi a maior dos últimos três anos. A NOAA projeta um ciclo menos ativo do que o normal, mas mesmo ciclos solares pouco ativos podem produzir grandes explosões.