A PANDEMIA CHEGOU À ANTÁRTIDA

  • O contágio teria acontecido após a recente visita àquela base do navio da Marinha chilena ‘Sargento Aldea’, que realizou manobras de apoio logístico entre os dias 27 de novembro e 10 de dezembro. Foto: Divulgação/Exército chileno

A Antártida não é mais o único continente do mundo livre do coronavírus, depois que um surto da doença foi identificado em uma base militar do Chile. Testaram positivo para o novo coronavírus 36 homens, dos quais 26 são soldados e outros dez civis, integrantes de uma empresa de serviços que realizava trabalhos de manutenção programada na base Bernardo O’Higgins Riquelme, revelou o exército chileno em comunicado.

O contágio teria acontecido após a recente visita àquela base do navio da Marinha chilena ‘Sargento Aldea’, que realizou manobras de apoio logístico entre os dias 27 de novembro e 10 de dezembro, conforme informações da agência AFP. Depois de completar a sua missão e chegar ao porto de Talcahuano, no Sul do Chile, no dia 16 de dezembro, foram registrados no navio três casos adicionais positivos num total de 208 tripulantes.

Até então, a Antártida era uma das poucas regiões do mundo onde nenhum caso do novo coronavírus tinha sido registado, após as restrições adotadas e o cancelamento de viagens turísticas e de expedições de pesquisa.