METSUL ALERTA PARA CICLONE E FORTES TEMPORAIS NO FIM DE SEMANA

  • A configuração da instabilidade em linha, precedida por ar quente, e os valores de refletividade previstos, indicam a ocorrência de temporais com alto risco de vendavais em que as rajadas podem passar de 100 km/h. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A MetSul Meteorologia alerta para um cenário de tempo severo no Rio Grande do Sul, no fim de semana, particularmente no sábado, que é de elevado risco e pode trazer estragos e transtornos no estado. Uma poderosa linha de tempestades vai avançar da Argentina e do Uruguai para o território gaúcho no sábado com temporais que podem ser fortes a severos.

Todas as regiões do estado têm risco de temporais durante o sábado, mas a região que mais preocupa é a Metade Oeste, onde deve ocorrer a máxima atividade da instabilidade. Municípios como Santana do Livramento, Quaraí, Barra do Quaraí, São Gabriel, Rosário do Sul, Alegrete, Itaqui, São Borja e Santiago, compreendem a área de maior risco de temporais fortes.

O modelo WRF mostra um alinhamento de tempestades ingressando no sábado, ainda na primeira metade do dia, pelo Oeste do Rio Grande do Sul. A configuração da instabilidade em linha, precedida por ar quente, e os valores de refletividade previstos, indicam a ocorrência de temporais com alto risco de vendavais em que as rajadas podem passar de 100 km/h.

Ciclone não vai se formar no Rio Grande do Sul

Uma área de baixa pressão que se deslocará pelo Centro da Argentina vai dar origem a um ciclone extratropical profundo no Leste do país vizinho, no sábado, longe do Sul do Brasil. É associado a este centro de baixa pressão que estará a linha de tempestades que se formará no ambiente ciclogenético.

A tendência é que este ciclone permaneça sobre o mar e gradualmente se afaste do continente durante o fim de semana, em nenhum momento alcançando o Rio Grande do Sul e sem qualquer paralelo com o ciclone bomba do inverno. O ciclone deve gerar vento intenso no mar da costa argentina, gerando uma pista de vento sobre o oceano e ocorrendo agitação marítima.