LABORATÓRIO DE PISCICULTURA DA FURG REALIZA SOLTURA DE JUVENIS DE MIRAGAIA NA COSTA DE RG

  • A criação da Miragaia foi feita em tanques específicos para a produção de peixes no laboratório, que se localiza na Querência. Fotos: Divulgação/Lucas Sampaio

Ocorreu nesta quarta-feira (16), na orla marítima em frente à Estação Marinha de Aquicultura do Laboratório de Piscicultura Estuarina e Marinha da Universidade Federal do Rio Grande (LAPEM/FURG), a soltura de um lote de mais de 12.000 espécimes do peixe marinho conhecido por Miragaia.

Os animais foram criados durante todo o ano no laboratório por uma equipe de mais de 20 pessoas, envolvendo profissionais do LAPEM, em conjunto com estudantes do Programa de Pós Graduação em Aquicultura, bem como bolsistas de iniciação científica dos cursos de Oceanologia e Biologia. A criação da Miragaia foi feita em tanques específicos para a produção de peixes no laboratório, que se localiza na Querência.

944_18Segundo o oceanógrafo responsável pelo LAPEM, Luís André Sampaio, a reprodução da Miragaia ocorre no começo do verão. As larvas são criadas até tornarem-se juvenis, estágio de vida adequado para o repovoamento desses animais. A Miragaia habita a região costeira e o estuário da Lagoa dos Patos. “Este é um trabalho contínuo que deve se repetir todos os anos, muito importante para o equilíbrio da espécie na região”, declarou Sampaio.

A Portos RS vem apoiando esta iniciativa e buscou auxílio financeiro para custear essa primeira fase. Ao participar de uma das solturas no canal do Porto, próximo aos molhes, o Diretor de QSMS da Portos RS, Henrique Ilha, afirmou que o Projeto tem um grande mérito de iniciar um repovoamento de uma espécie que está na memória afetiva dos gaúchos que visitavam o Cassino ou locais no canal e encontravam esses peixes gigantes quando em fase adulta. 

Além disso, o repovoamento tem diversas fases que envolvem a educação ambiental das comunidades ribeirinhas, esforço esse vital para o sucesso do Projeto, podendo provocar outras reflexões acerca do cuidado com nosso ambiente e suas espécies.