CONHEÇA XENON, O AGENTE CANINO DA DRACO DE RIO GRANDE

  • Xenon está atuando na delegacia há pelo menos três meses e já foi empregado na maioria das operações de cumprimento de mandados de busca e apreensão. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Em uma iniciativa pioneira nas delegacias da zona sul do estado, a Polícia Civil de Rio Grande passa a utilizar cães para a localização de armas e drogas em operações. O cachorro, da raça Pastor Belga Malinois, foi adquirido por meio de um esforço conjunto dos agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com o apoio da Delegacia Regional, que disponibilizou o treinamento e a estrutura de canil.

De acordo com o delegado Rafael Patella, titular da Draco, Xenon está atuando na delegacia há pelo menos três meses e já foi empregado na maioria das operações de cumprimento de mandados de busca e apreensão. Recentemente, ele auxiliou os policiais a localizarem maconha e crack com um casal, no bairro Lagoa, e foi responsável por encontrar cerca de 30 kg de drogas que estavam escondidos em um banhado, no bairro Boa Vista.

“Nós identificamos que a utilização do cachorro facilitaria e muito essa atividade de localização de entorpecentes e o agente Everton se predispôs a ser o seu condutor nas operações realizadas diariamente pela Draco”, explicou Patella. Ainda conforme o delegado, esse é um projeto que veio para ficar e o próximo passo é pensar na aquisição ou adaptação de uma viatura para o transporte adequado do cão.

20201123_151842Apesar de estar sediado na especializada, Xenon pode ser utilizado em operações das demais delegacias, sempre na companhia do agente treinado para a sua condução. A estrutura do canil foi custeada pela Delegacia Regional e foi instalada junto à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que possui um acesso facilitado aos policiais no momento em que forem empregá-lo em alguma operação.

O cão está em constante treinamento, porém logo nos primeiros dias de vida foi encaminhado para a cidade de Uruguaiana, onde foi preparado para a função pela Equipe de Detecção K9, e posteriormente viajou para o município de Igrejinha, onde aprendeu novas técnicas por meio do adestrador Roger Barros. Enquanto isso, o policial Everton Silveira também recebeu treinamento para conduzi-lo e seguir no aperfeiçoamento do animal.

Silveira explicou que durante as sessões diárias de treinos são apresentadas situações diferentes para que ele esteja ambientado e amplie sua capacidade de faro. “É um animal de convívio tranquilo e que agregou muito ao nosso trabalho, principalmente por conta da disposição”, contou o agente. Durante as operações, Xenon é transportado no interior da viatura, junto aos policiais, ou no compartimento traseiro, sempre com o máximo de conforto.