NOIVA DO MAR TEM FROTA MAIS UMA VEZ APROVADA NO PROGRAMA DESPOLUIR

  • As análises acontecem a cada seis meses e o número de partículas poluentes é medido por um aparelho chamado opacímetro. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Pela segunda vez no ano, a frota operacional da empresa Noiva do Mar Mobilidade foi aprovada no Programa Despoluir, que é gerenciado no Rio Grande do Sul pela Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Rio Grande do Sul (Fetergs) e tem como objetivo avaliar o índice de emissão de poluentes. As medições foram realizadas nessa semana, no período de segunda a quarta-feira.

As análises acontecem a cada seis meses e o número de partículas poluentes é medido por um aparelho chamado opacímetro. Há também a utilização de um tacômetro que é colocado junto a bateria dos ônibus para coletar a rotação por minuto do motor. Como o teste é feito com base na aceleração do veículo, esse equipamento é capaz de dizer se o motorista acelerou ou não na medida necessária.

A última avaliação foi realizada em maio deste ano e os certificados obtidos naquela oportunidade tinham validade de 180 dias. Os veículos aprovados receberam um selo na cor verde, onde são anotadas informações sobre a data em que foi realizada a análise e a data estimada para a próxima medição. O Programa Despoluir é mantido pelo governo federal, por meio da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Para a gerente operacional da Noiva do Mar Mobilidade, Edneuman Assunção, “ter a nossa frota operacional 100% aprovada no Programa Despoluir, além de nos trazer muita satisfação, nos faz ter certeza de que estamos no caminho certo. Defendemos um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável, beneficiando não só nossos colaboradores, mas também toda a sociedade”.